Fala Produtor - Mensagem

  • Valdir Edemar Fries Itambé - PR 02/02/2009 23:00

    JOÃO BATISTA:

    No inicio de janeiro após as chuvas, quando a CONAB/SEAB estimava perdas de 9 a 10 por cento, já sabíamos e o senhor comentou que os técnicos do governo estavam equivocados.

    Hoje de um modo geral no Município de Itambé 15 a 20 por cento das lavouras apresentam perda total de produção, 100 % de perda.

    50 por cento das lavouras apresentam perdas de 70 por cento.

    O restante das lavouras, cerca de 10 a 15 por cento apresentam perdas de 50 por cento.

    Este percentual de perdas, esta avaliado sobre o volume de produção prevista inicialmente.

    Agora com o inicio da colheita, o produto colhido em volume se confirma. Agora com a classificação do produto já colhido a situação se agrava ainda mais para o produtor.

    O produto de uma lavoura dessecada a dez dias e apresentou a seguinte classificação:

    UMIDADE : 24 %

    IMPURESA : 3 %

    ARDIDOS e AVARIDOS : 35 %,

    A tentativa de colheita no dia de hoje se deu devido a previsão de chuva para esta semana no noroeste do Paraná, e se confirmar a ocorrência das chuvas um produto nesta situação acaba de perder o restante da qualidade.

    - Esta é a situação da lavoura, agora imagine a situação do produtor que já vem com o limite de reserva comprometida, sem contar a situação daqueles que esperavam uma boa safra para saldar o déficit de anos anteriores.

    Mas não há de ser nada João, porque se depender dos lideres ambientalistas e socialistas que participaram do FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, todo o sistema pode mudar.

    Os ``ruralistas´´ como eles nos denominam, nós vamos poder deixar de trabalhar, de produzir e vamos filosofar, vamos implantar e divulgar novas ideologias, e fundar umas ONGS, e produzir idéias, fica mais fácil receber apoio do governo do que produzir alimento. Pelo menos não tem risco de perda.

    Um abraço a toda equipe TERRA VIVA.

    VALDIR EDEMAR FRIES

    0