Fala Produtor - Mensagem

  • Telmo Heinen Formosa - GO 27/01/2009 23:00

    Pergunta do Sr. Nilton Pinheiro de Melo:

    Telmo Heinen, sou produtor, minha produção de soja, que vou iniciar a colheita dentro de 30 dias, é de 280.000 sacas de soja, 60.000 sacas de milho. Também plantamos arroz, sorgo, milho doce. Gostaria de saber como faço pra garantir o preço de soja que tenho hoje, e poder participar de eventual alta. Sabemos que se continuar havendo perdas por razões diversas, a tendencia é alta no preço. Até esta data não travei nada, nem vendi. A lavoura está ótima e muito bem conduzida.

    Minha resposta:

    Prezado Nilton,

    O SONHO de todo produtor de soja é, por exemplo, vender agora para a Bunge ou a ADM sua soja para pgto em 30 de abril a R$ 45,00 e, se subir, não precisar entregar - ou, para não romper o contrato, receber a diferença... Seria isto possivel? Seria, fazendo-se contratos a termo com este tipo de Trading e, ao mesmo tempo, adquirir Contratos de "Opção de Compra" no Mercado Futuro, de tal maneira que se o soja fosse para 50,00/sc o senhor exerceria suas opções de compra [Equivalente a 45,00/sc]e no mesmo instante venderia esta soja virtual por 50,00 [Embolsando a diferença]. Por outro lado, esta operação não é possível em São Paulo (na BM&F) pela simples razão que não há vendedores de opções no pregão.

    Ainda por outro lado, a pergunta é: Quanto o senhor estaria disposto a pagar por esta opção? Pois é, agentes do mercado se acusam mutuamente, uns porque não há opções de compra à disposição e outros, porque não há opções de venda à disposição. Enquanto os agricultores não ofertarem "Opções de Venda" ao mercado, seguiremos com este marasmo. Para atuar em CBoT [Chicago],onde há este tipo de opções à venda, a atuação tem que ser através de escritórios [Consultorias]especializados. Aqui na nossa terrinha lhe sugiro aproveitar a sua intuição e ir vendendo aos poucos. Lembre-se, os preços só sobem quando há comprador. Quando este comprador parar de comprar, o preço não fica estacionado onde se encontrava... ele cai ou despenca...!

    Informação Adicional: O Preço das opções, dependendo do prazo de vcto pode até ultrapassar 5,0 % do valor da mercadoria. Procure uma Corretora de sua confiança ou simpatia, aqui no site mesmo e inicie as operações. Só se aprende se "passar pelo bolso" então a dica é começar com alguns contratos se é que já não ultrapassou esta fase. Atenção: Dias nove a 11 de fevereiro serão divulgados relatórios de plantio e colheita no Brasil, Argentian e EUA. Neste(s) dia(s) as cotações cairão embora haja anúncio de perdas significativas. Cirão por quê? Porque na semana anterior os boatos farão as cotações subir além da conta... Posso me enganar mas geralmente é isto que acontece. Preços sobem com o boato e caem com o fato...

    0