Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 25/01/2009 23:00

    Uma explicação para o drama dos cafeicultores: A partir dos alongamentos de 2001 os cafeicultores começaram a se endividar através de outras linhas de crédito (CPRs, papagaios, CDCs etc...) assim nossos limites tomados junto aos bancos, ficando impossível realizar operações de custeios, retenção etc, operações cujos juros são mais baratos. Assim o cafeicultor acabou se endividando ainda mais, além disso como as CPRs davam um bom retorno de juros e taxas de aval para os bancos, estes pararam ou dificultaram cada vez mais as operações com recursos obrigatórios e funcafe.

    Foi nesta época que as cooperativas de café começaram a se tornar repassadoras destes recursos (funcafé e obrigatórios) para os produtores.

    As cooperativas requeriam aos bancos o recurso, que era repassado na forma de uma cédula mãe, e a cooperativa transformava esta cédula mãe em cédulas filhas que eram repasadas para os cafeicultores na forma de custeios e retenção (famos comercialização).Por isso, que se tivermos uma renegociação envolvendo os recursos de funcafe e obrigatórios (custeios) é importante lembrar que os beneficiados serão as cooperativas em primeiro lugar, e que este beneficio deve ser repassado para o cafeicultor.

    Por exemplo, se um cafeicultor fez sua retenção junto a uma cooperativa, e a partir de agora esta retenção vai ser transformada em um pagamento parcelado por 12 anos, a cooperativa deve liberar o café do produtor, e fazer uma nova cédula onde este produtor agora deve pagar para esta cooperativa todos os anos a quantia de sacas estipulada pelo governo, e esta cooperativa repassa para o funcafe.

    AMIGOS SE ISSO NÃO ACONTECER, NOVAMENTE O DINHEIRO VAI PARA A MÃO DE QUEM NÃO PRECISA. E NÃO ESTAREMOS AJUDANDO EM NADA O CAFEICULTOR

    0