Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 07/01/2009 23:00

    O TRISTE FIM DE UMA HISTÓRIA. Senhores cafeicultores de todo o Brasil, infelizmente a nossa situação pode ser dada como resolvida e perdida. Não quero aqui ser pessimista, mas sim realista. O que podemos esperar para nós, cafeicultores de tradição, que mantemos nossas atividades mesmo durante todos estes anos com prejuizo, sempre confiando no futuro e que algo poderia melhorar. Infelizmente estamos sem saída; nossas contas venceram no dia 30 ou 31 de dezembro (CPRs, custeios, alongamentos, securitização etc...) e agora o que fazer??? Nosso produto, o café, se vendido hoje ao preço em que se encontra não paga nem os postos de gasolina que devemos, não paga os supermercados, não paga nossos funcionários e ai por diante.

    Amigos, tenho certeza que mais de 80 % dos cafeicultores que tem o café estocado estão retendo o produto, esperando os preços que não vieram; ai a matemática é clara, pois estamos pagando juros também.

    Bom, algum leitor pode dizer, por que vc. não vendeu antes evitabdo este juro? A melhor resposta que posso dar é que, mesmo vendendo antes, não quitaríamos nossas dividas do ano passado, quanto mais estes alongamentos que venceram no dia 30, e as CPRs.

    João Batista, eu sabia que um dia isso ia acontecer, pois desde 2001 quando fizemos estas rolagens, ficamos esperando melhores momentos para a cafeicultura. Passaram-se anos e a coisa só piorou... bom, aí ficamos na seguinte situação: devendo os alongamentos e tendo que fazer novas dividas - pois os custos aumentaram (veja seu quadro) - e não podendo abandonar a lavoura (pois ja tinhamos um compromisso para 12 anos), a única forma de levantar o dinheiro foi através das CPRs. Sim, amigo, estas CPRs não foram feitas para vendermos os produtos em melhor momento e nos capitalizar..., esse dinheiro foi utilizado para pagarmos as novas dividas depois de 2001. O resultado esta ai, rolando CPRs , uma atras da outra... mas agora a coisa emperrou. Fazer o que? não tenho resposta.

    Não quero mais saber de rolagem de divida, quero apenas condição para quitar minhas dividas e, se Deus quiser, sair da atividade, pois hoje nem isso posso.

    Aqui em Coromandel, todos estão na mesma situação. E não adianta dar dinheiro para as cooperativas... estas vão sanar suas dividas (claro que feita com o objetivo de ajudar o cooperado), mas não vai ajudar o produtor, pois este não tem mais condição de receber novos créditos.

    A esperança está em transformas nossas dividas em produto, e que nos dêem um prazo para podermos nos adequar, pois hoje estamos negativados nos bancos. E o pior, João, é que para não deixar as coisas estourarem antes, fomos captando mais dinheiro a juros caros... Sim, tinhamos que pagar os postos de gasolina, funcionários etc. Entramos nos CDCs , custódia de cheques, papagaios e muitas outras operações de agiotagem. Agora, venceram as operações do Funcafé, estamos serasados e estas operações de credito pessoal tambem estão vencendo. Por isso acho que estourou a bolha do café. ESTOURO DA BOLHA DE CAFÉ.

    SE FIZERMOS UM LEVANTAMENTO, VERÃO QUE TODOS OS CAFEICULTORES AQUI DE NOSSA REGIÃO ESTÃO DEVENDO, CPRs, CUSTEIOS, CREDITO PESSOAL, CHEQUE OURO ETC, PORTANTO, AGORA EXPLODIU TUDO.

    E O TRISTE FIM DESTA HISTÓRIA É VER NOSSOS LIDERES EM BRASILIA CORRENDO ATRAS DE ESMOLAS, SE SUBMETENDO A FICAR ATRAS DE PORTAS ESPERANDO RESULTADO DE REUNIÃO.

    REALMENTE COMO VC DISSE HOJE, VAMOS SER REALISTAS , NÃO ESPEREMOS MUITA COISA PARA O CAFÉ.

    FICO TRISTE POIS A PARTIR DESTE MES JA ESTOU PARANDO MINHAS ATIVIDADES, COM AS ARVORES CARREGADAS DE FRUTO, FUNCIONÁRIOS ENTUSIASMADOS COM A SAFRA, MAS INFELIZMENTE TERÃO A TRISTE SURPRESA DO FINAL DESTA HISTÓRIA. PASSEI A BOLA PRAFRENTE.

    0