1. A Lâmpada do poste que ilumina a casa da minha mãe estava piscando alternadamente. Liguei para a CEMIG e solicitei o reparo.
2. 24 horas após a reclamação, apareceu a “CEMIG”, na verdade, uma empresa a serviço da CEMIG. “Não puderam arrumar o problema”, porque a reclamação constava no nº 136 (casa da minha mãe) e o poste estava em frente ao nº 144.
3. Então registrei uma nova reclamação na CEMIG, desta vez deixando claro que tratava-se de um problema no poste que fica em frente ao 144 e que eu estava reclamando do 136, porque o tal poste ilumina a frente da casa da minha mãe.
4. 48 horas após a segunda reclamação, apareceu a “CEMIG”, na verdade, uma outra empresa a serviço da CEMIG. “Não puderam arrumar o problema”, porque “havia uma Kombi estacionada no local”. Informei que a Kombi ali estava há 3 meses. Mesmo assim, fui redirecionado para o DETRAN, para, depois que “saísse a Kombi”, eu fizesse nova reclamação na CEMIG.
5. Liguei para o DETRAN. Apesar de estar “abandonada”, o local não é local de estacionamento proibido e a Kombi está regular junto ao DETRAN.
6. Liguei para a CEMIG, informei a posição que me foi passada pelo DETRAN e recebi a seguinte resposta: “Não podemos fazer nada enquanto não retirarem a Kombi”.
Vale lembrar que, entre robôs de atendimento, redirecionamentos, 0800 congestionado, já fôra uma semana, com a rua no escuro e eu com o seguinte feedback em mãos: “Não tem solução”.
7. Pensei em subir o morro e pedir para um “considerado”, pai do Traficante "dono da boca" e tio dos donos da Kombi, para que resolvesse me problema. Mas o morro estava em guerra, o sujeito tinha perdido dois filhos na semana anterior, mortos na guerra entre quadrilhas na disputa de "pontos". Tudo bem, somos “considerados”, das peladas de infância, quando misturava favela e asfalto correndo atrás da mesma bola, mas o cara não ia me ouvir. O problema dele era, naquele momento, infinitamente maior que o meu...
8. Receoso de subir o morro, cogitei ligar para o celular do “brother de infância". Imaginei: E se polícia está grampeando o fone do sujeito, ou se o cara vai preso com meu fone no seu celular... Olha a merda! Vai provar que jacaré não é lagartixa! Vai falar que ligou para o traficante para pedir que ele intercedesse junto aos sobrinhos para tirar a tal da Kombi.
Desisti da idéia...
Agora eram nove os dias de breu. Resolvi pesquisar à moda chinesa. Diz um ditado chinês, que ganha a guerra não o mais forte, mas o que melhor conheça as fraquezas do oponente.
9. Pesquisei, daqui e dali. O que descobri: (a) a CEMIG intenta ser um dos grandes grupos brasileiros, de olho na Dow Jones. Pensei, cá com meus botões: “Quem quer ser gringo tem que agir como gringo”. Lá fora, “o buraco é mais embaixo”. (b) a CEMIG é fiscalizada pela ANEEL e o quesito "Reclamações de Usuários" é fator relevante no processo de autorização para os aumentos periódicos e mais um “zilhão” de fatores. (c) Lembrei do Prof. Rui Barbosa e seus silogismos e logo elaborei o meu.
"A ANEEL fiscaliza a CEMIG e o não atendimento pela mesma ao que solicitei me dá o direito de cobrar um Feed Back também da ANEEL. A CEMIG se borra toda pela ANEEL (provavelmente), ora, se eu reclamar na ANEEL a CEMIG resolverá o meu problema, por ela alegado como sendo "sem solução".
10. Reclamei na ANEEL e anotei o protocolo. Aleguei risco de morte para minha mãe, que, idosa, pode tropeçar e cair, em função da escuridão e risco de assalto para a minha irmã, que chega em casa tarde e no escuro (em função do defeito no poste).
Agora eram quatorze dias de breu. Confesso... dei um tiro no escuro e não matei um pato e sim uma pataiada. Vejam que fenômeno:
NO MESMO DIA QUE RECLAMEI NA ANEEL: A CEMIG apareceu, com carro da própria CEMIG (e não de terceiros), com um caminhão tipo grua e, acreditem, apesar de "impossível", consertaram o poste, com a Kombi no mesmo lugar.
NO DIA SEGUINTE QUE RECLAMEI NA ANEEL: A CEMIG apareceu, com carro da própria CEMIG e não de terceiros, com um caminhão tipo grua e com um funcionário educadíssimo, que trazia na mão o meu e-mail para a ANEEL. Não adiantou eu falar que já estava tudo OK. Subiram novamente no poste, ainda com a Kombi no local, para, acreditem, “terem certeza que o meu problema estaria realmente resolvido”. Dei aquele sorriso Made in Paraguai e agradeci a “atenção e presteza” (por dentro eu pensei: hipócritas F.D.P).
NOS TRÊS DIAS SEGUINTES: Chegava da faculdade e recebia o recado: “A CEMIG ligou para saber se o problema está resolvido, mas vai ligar depois”. Falei: Se ligarem de novo diga que está OK. três DIAS, tachas e LIGAÇÕES DA CEMIG.
APESAR DE AVISADOS NOS TRÊS ÚLTIMOS DIAS DE QUE TUDO ESTARIA OK, NO QUARTO DIA, LIGA, ACREDITEM, A CEMIG. EU ATENDI O FONE.
E FALEI COM O SUJEITO: P.Q.P! ISSO JÁ TÁ PARECENDO PAIXÃO! E ouvi: “Mas Senhor, então quer dizer que a CEMIG já resolveu o seu problema?” Ao que respondi: A CEMIG não, a ANEEL e a DOW JONES resolveram meu problema. Acreditem: O Sujeito do lado de lá, um funcionário da GRANDE CEMIG, não se conteve, deu uma risadinha sarcástica, agradeceu e desligou...
CHEGUEI AGORA EM CASA E ENCONTREI UM RECADO DA CEMIG E RESOLVI PEDIR SOCORRO, ESCREVENDO ESSE TEXTO. Socorro!A CEMIG se apaixonou por mim!
Fica a reflexão: Como ficam os brasileiros que não reclamam, a maioria deles, por falta de capacidade de reclamar? No escuro?
Não, “dona CEMIG”. Você não resolveu o problema. Eu, cidadão esclarecido, te obriguei a resolver o meu problema “impossível” e agora vou fazer mais, vou colocar minha HISTÓRIA na WEB (lembrando que tenho tudo gravado e documentado, inclusive o e-mail que recebi da ANEEL, que segue abaixo) e você, CEMIG, vai, no mínimo, pagar esse MICO.
Quanto a vcs brasileiros, vítimas como eu, surrupiados em sua cidadania como fui, em cada canto desse país, repassem esse e-mail, porque com a sua concessionária não haverá de ser diferente. São frutos do mesmo oligopólio, goiaba bichada, da mesma árvore.
FERNANDO GOUVEIA
CIDADÃO (NA PORRADA)
Fw: Solicitação de Ouvidoria nº 0100743170721-Fernando José
Guimarães Gouveia
----- Original Message -----
From:
To:
Sent: Thursday, October 25, 2007 5:34 PM
Subject: Solicitação de Ouvidoria nº 0100743170721-Fernando
José Guimarães Gouveia
> Este E-Mail transcreve o conteúdo da Comunicação de
Ouvidoria nº 52024/2007-SMA
> Brasília, 25 de outubro de 2007
>
> Assunto: Solicitação de Ouvidoria nº 0100743170721 -
Fernando José Guimarães Gouveia
>
> Senhor Fernando José,
>
> Reportamo-nos à sua solicitação referente a pedido de
serviços técnicos.
>
> Sobre o assunto, a concessionária informou que o local
regularizado em 18/10/2007.
>
> Adicionalmente, esclarecemos que a ANEEL acompanha os
procedimentos adotados pelas Concessionárias, no atendimento
aos pedidos de serviços dos consumidores, sendo que estas
solicitações devem ser atendidas em prazos estabelecidos pela
legislação vigente.
>
> A ANEEL fiscaliza todas as empresas, anualmente, utilizando
como indicadores as reclamações registradas no Sistema de
Gestão de Ouvidoria e, caso as reclamações referentes a um
determinado assunto sejam freqüentes, esta Agência determinará
prazo para a correção dos procedimentos operacionais.
>
> Finalmente, se as determinações não forem acatadas, será
emitido um Termo de Notificação advertindo ou aplicando multa,
conforme a gravidade do problema detectado.
>
> Atenciosamente,
>
> OUVIDORIA/ANEEL
> Superintendência de Mediação Administrativa Setorial
>
>
>
> ATENÇÃO: Este endereço de e-mail é utilizado somente para o
encaminhamento de respostas de solicitações de Ouvidoria, não
estando disponível para recebimento de mensagens. Caso V.Sa.
deseje entrar em contato com a ANEEL, utilize a Central de
Teleatendimento, por meio do telefone 144, ou a internet, no
endereço: http://www.aneel.gov.br, no link Ouvidoria em "Fale
CIDADÃO NA PORRADA
1. A Lâmpada do poste que ilumina a casa da minha mãe estava piscando alternadamente. Liguei para a CEMIG e solicitei o reparo.
2. 24 horas após a reclamação, apareceu a “CEMIG”, na verdade, uma empresa a serviço da CEMIG. “Não puderam arrumar o problema”, porque a reclamação constava no nº 136 (casa da minha mãe) e o poste estava em frente ao nº 144.
3. Então registrei uma nova reclamação na CEMIG, desta vez deixando claro que tratava-se de um problema no poste que fica em frente ao 144 e que eu estava reclamando do 136, porque o tal poste ilumina a frente da casa da minha mãe.
4. 48 horas após a segunda reclamação, apareceu a “CEMIG”, na verdade, uma outra empresa a serviço da CEMIG. “Não puderam arrumar o problema”, porque “havia uma Kombi estacionada no local”. Informei que a Kombi ali estava há 3 meses. Mesmo assim, fui redirecionado para o DETRAN, para, depois que “saísse a Kombi”, eu fizesse nova reclamação na CEMIG.
5. Liguei para o DETRAN. Apesar de estar “abandonada”, o local não é local de estacionamento proibido e a Kombi está regular junto ao DETRAN.
6. Liguei para a CEMIG, informei a posição que me foi passada pelo DETRAN e recebi a seguinte resposta: “Não podemos fazer nada enquanto não retirarem a Kombi”.
Vale lembrar que, entre robôs de atendimento, redirecionamentos, 0800 congestionado, já fôra uma semana, com a rua no escuro e eu com o seguinte feedback em mãos: “Não tem solução”.
7. Pensei em subir o morro e pedir para um “considerado”, pai do Traficante "dono da boca" e tio dos donos da Kombi, para que resolvesse me problema. Mas o morro estava em guerra, o sujeito tinha perdido dois filhos na semana anterior, mortos na guerra entre quadrilhas na disputa de "pontos". Tudo bem, somos “considerados”, das peladas de infância, quando misturava favela e asfalto correndo atrás da mesma bola, mas o cara não ia me ouvir. O problema dele era, naquele momento, infinitamente maior que o meu...
8. Receoso de subir o morro, cogitei ligar para o celular do “brother de infância". Imaginei: E se polícia está grampeando o fone do sujeito, ou se o cara vai preso com meu fone no seu celular... Olha a merda! Vai provar que jacaré não é lagartixa! Vai falar que ligou para o traficante para pedir que ele intercedesse junto aos sobrinhos para tirar a tal da Kombi.
Desisti da idéia...
Agora eram nove os dias de breu. Resolvi pesquisar à moda chinesa. Diz um ditado chinês, que ganha a guerra não o mais forte, mas o que melhor conheça as fraquezas do oponente.
9. Pesquisei, daqui e dali. O que descobri: (a) a CEMIG intenta ser um dos grandes grupos brasileiros, de olho na Dow Jones. Pensei, cá com meus botões: “Quem quer ser gringo tem que agir como gringo”. Lá fora, “o buraco é mais embaixo”. (b) a CEMIG é fiscalizada pela ANEEL e o quesito "Reclamações de Usuários" é fator relevante no processo de autorização para os aumentos periódicos e mais um “zilhão” de fatores. (c) Lembrei do Prof. Rui Barbosa e seus silogismos e logo elaborei o meu.
"A ANEEL fiscaliza a CEMIG e o não atendimento pela mesma ao que solicitei me dá o direito de cobrar um Feed Back também da ANEEL. A CEMIG se borra toda pela ANEEL (provavelmente), ora, se eu reclamar na ANEEL a CEMIG resolverá o meu problema, por ela alegado como sendo "sem solução".
10. Reclamei na ANEEL e anotei o protocolo. Aleguei risco de morte para minha mãe, que, idosa, pode tropeçar e cair, em função da escuridão e risco de assalto para a minha irmã, que chega em casa tarde e no escuro (em função do defeito no poste).
Agora eram quatorze dias de breu. Confesso... dei um tiro no escuro e não matei um pato e sim uma pataiada. Vejam que fenômeno:
NO MESMO DIA QUE RECLAMEI NA ANEEL: A CEMIG apareceu, com carro da própria CEMIG (e não de terceiros), com um caminhão tipo grua e, acreditem, apesar de "impossível", consertaram o poste, com a Kombi no mesmo lugar.
NO DIA SEGUINTE QUE RECLAMEI NA ANEEL: A CEMIG apareceu, com carro da própria CEMIG e não de terceiros, com um caminhão tipo grua e com um funcionário educadíssimo, que trazia na mão o meu e-mail para a ANEEL. Não adiantou eu falar que já estava tudo OK. Subiram novamente no poste, ainda com a Kombi no local, para, acreditem, “terem certeza que o meu problema estaria realmente resolvido”. Dei aquele sorriso Made in Paraguai e agradeci a “atenção e presteza” (por dentro eu pensei: hipócritas F.D.P).
NOS TRÊS DIAS SEGUINTES: Chegava da faculdade e recebia o recado: “A CEMIG ligou para saber se o problema está resolvido, mas vai ligar depois”. Falei: Se ligarem de novo diga que está OK. três DIAS, tachas e LIGAÇÕES DA CEMIG.
APESAR DE AVISADOS NOS TRÊS ÚLTIMOS DIAS DE QUE TUDO ESTARIA OK, NO QUARTO DIA, LIGA, ACREDITEM, A CEMIG. EU ATENDI O FONE.
E FALEI COM O SUJEITO: P.Q.P! ISSO JÁ TÁ PARECENDO PAIXÃO! E ouvi: “Mas Senhor, então quer dizer que a CEMIG já resolveu o seu problema?” Ao que respondi: A CEMIG não, a ANEEL e a DOW JONES resolveram meu problema. Acreditem: O Sujeito do lado de lá, um funcionário da GRANDE CEMIG, não se conteve, deu uma risadinha sarcástica, agradeceu e desligou...
CHEGUEI AGORA EM CASA E ENCONTREI UM RECADO DA CEMIG E RESOLVI PEDIR SOCORRO, ESCREVENDO ESSE TEXTO. Socorro!A CEMIG se apaixonou por mim!
Fica a reflexão: Como ficam os brasileiros que não reclamam, a maioria deles, por falta de capacidade de reclamar? No escuro?
Não, “dona CEMIG”. Você não resolveu o problema. Eu, cidadão esclarecido, te obriguei a resolver o meu problema “impossível” e agora vou fazer mais, vou colocar minha HISTÓRIA na WEB (lembrando que tenho tudo gravado e documentado, inclusive o e-mail que recebi da ANEEL, que segue abaixo) e você, CEMIG, vai, no mínimo, pagar esse MICO.
Quanto a vcs brasileiros, vítimas como eu, surrupiados em sua cidadania como fui, em cada canto desse país, repassem esse e-mail, porque com a sua concessionária não haverá de ser diferente. São frutos do mesmo oligopólio, goiaba bichada, da mesma árvore.
FERNANDO GOUVEIA
CIDADÃO (NA PORRADA)
Fw: Solicitação de Ouvidoria nº 0100743170721-Fernando José
Guimarães Gouveia
----- Original Message -----
From:
To:
Sent: Thursday, October 25, 2007 5:34 PM
Subject: Solicitação de Ouvidoria nº 0100743170721-Fernando
José Guimarães Gouveia
> Este E-Mail transcreve o conteúdo da Comunicação de
Ouvidoria nº 52024/2007-SMA
> Brasília, 25 de outubro de 2007
>
> Assunto: Solicitação de Ouvidoria nº 0100743170721 -
Fernando José Guimarães Gouveia
>
> Senhor Fernando José,
>
> Reportamo-nos à sua solicitação referente a pedido de
serviços técnicos.
>
> Sobre o assunto, a concessionária informou que o local
regularizado em 18/10/2007.
>
> Adicionalmente, esclarecemos que a ANEEL acompanha os
procedimentos adotados pelas Concessionárias, no atendimento
aos pedidos de serviços dos consumidores, sendo que estas
solicitações devem ser atendidas em prazos estabelecidos pela
legislação vigente.
>
> A ANEEL fiscaliza todas as empresas, anualmente, utilizando
como indicadores as reclamações registradas no Sistema de
Gestão de Ouvidoria e, caso as reclamações referentes a um
determinado assunto sejam freqüentes, esta Agência determinará
prazo para a correção dos procedimentos operacionais.
>
> Finalmente, se as determinações não forem acatadas, será
emitido um Termo de Notificação advertindo ou aplicando multa,
conforme a gravidade do problema detectado.
>
> Atenciosamente,
>
> OUVIDORIA/ANEEL
> Superintendência de Mediação Administrativa Setorial
>
>
>
> ATENÇÃO: Este endereço de e-mail é utilizado somente para o
encaminhamento de respostas de solicitações de Ouvidoria, não
estando disponível para recebimento de mensagens. Caso V.Sa.
deseje entrar em contato com a ANEEL, utilize a Central de
Teleatendimento, por meio do telefone 144, ou a internet, no
endereço: http://www.aneel.gov.br, no link Ouvidoria em "Fale
Conosco".