Fala Produtor - Mensagem

  • Almir José Rebelo de Oliveira Tupanciretã - RS 06/06/2011 00:00

    Meu caro João Batista! Ontem foi comemorado o dia mundial do meio ambiente. A ministra do meio ambiente falou sobre a questão do lixo. Entendo que ela perdeu uma grande oportunidade para falar, se é que conhece, sobre o modelo brasileiro de produzir/preservando através do Plantio Direto na Palha onde o Brasil é o País em PRIMEIRO LUGAR no mundo em adoção dessa tecnologia com 30 milhões de hectares.

    Também o Brasil é o País em SEGUNDO LUGAR no mundo na adoção da Biotecnologia, e esse casamento Plantio Direto/Biotecnologia é o que tem de mais moderno e eficiente em termos de preservação ambiental na produção de alimentos.

    Antes de fazermos Plantio Direto, através do Plantio Convencional perdíamos 20 toneladas de solo/hectare/ano pela EROSÃO. Acabamos com essa catástrofe com o Plantio Direto. Antes da Biotecnologia, usávamos uma média de 3 kg de ingredientes ativos/ha para a produção, por exemplo, da soja convencional e diminuímos para uma média de 1,5 kg com a soja transgênica e substituímos os agroquímicos das classes toxicológicas mais violentas para o meio ambiente por outras menos violentas e isso concretizou essa revolução ambiental e a da produção brasileira.

    Nesse momento em que discutimos o Código Florestal, mas cujo maior atingido será o Produtor Rural, achei muito pouco o que falou a Ministra do meio ambiente, mas eu já sei que Ela está armando contra o Brasil na RIO + 20 e, conforme acordo já firmado por ela com as ONGs, a aprovação do Código como foi na Câmara NÃO interessa a eles, e, por isso, João Batista, precisamos apoiar a idéia do Ministro Roberto Rodrigues de que seja votado o mais rapidamente no Senado pelo seguinte: primeiro queremos ter todos os Ex-ministros da Agricultura na linha de frente, defendendo a agricultura brasileira. Segundo, quanto mais demorarmos, eles apostam na diminuição de nossa mobilização e montarão estratégias de esfriar a grande vitória do Brasil na Câmara Federal, com a expressiva votação a favor do Novo Código florestal. Terceiro, os verdes, chefiados pelos Verdes, intensificarão a mobilização dizendo que o Novo Código se aprovado como foi, irá na contra mão dos compromissos já assumidos por eles na RIO + 20.

    Desta forma precisamos chamar ao debate Cientistas brasileiros, como o Professor Molion, o professor Ricardo Felício, da USP e outros brasileiros, para desmontarmos a estratégia da aposta em nossa desmobilização para aprovar o que eles querem e que será irresponsável e desastroso contra o Brasil.

    NÃO entremos nessa João Batista, vamos pra luta e Vamos sempre em frente!!

    Almir Rebelo

    0