Fala Produtor - Mensagem

  • Johannn Bartz Faxinal - PR 17/05/2011 00:00

    Mais uma vez a agricultura terá que pagar pela sociedade inteira. Já não bastam as inúmeras vezes que a agropecuária brasileira teve que 'carregar' a economia do país nas costas em planos econômicos mal como até bem sucedidos, agora a agricultura deve carregar praticamente sozinha o fardo ambiental do Brasil.

    Não queremos de maneira alguma tirar nossa responsabilidade ambiental, muito pelo contrário, nós temos que rever muitas práticas ou tecnologias predatórias e corrigir muitos erros cometidos.

    Mas não devemos esquecer que já estamos muito avançados perante o mundo no quesito agricultura conservacionista, sendo o Brasil uma referencia mundial em tecnologias de conservação de solo e recursos naturais como, por exemplo, o Plantio Direto na Palha, reconhecido inclusive pela FAO.

    É notável que a pesquisa e a agricultura estejam fazendo sua parte perante a sociedade.

    Mas e a sociedade urbana, incluindo aqueles que se dizem protetores da natureza, o q estão fazendo alem de delegar as responsabilidades deles nas costas dos produtores rurais? Eles estão dando descarga em seus dejetos mandando ele sabe lá pra qual rio, jogando seus lixos em sabe lá qual lugar, e por aí em diante... E o imóvel urbano? Ele tem seu porcentual em APP? Mantém as margens dos rios? Utiliza alguma tecnologia para infiltrar as águas das chuvas? Na maioria dos casos NÃO!

    Essas são perguntas que eu faço porque muito me deixa indignado que mais uma vez nós, os vilões produtores, vamos ter que nos regularizar por regras impostas por aqueles que mais agridem e menos fazem pela Natureza.

    Pensem nisso.

    A responsabilidade de preservar a natureza é dever de cada cidadão do mundo.

    0