Fala Produtor - Mensagem

  • ABRASGRÃOS - Assoc. Brasileira de Produtores de Grãos Formosa - GO 14/10/2007 23:00

    Ferrovias? Um grande engano...<br /> O Brasil &eacute; o &uacute;nico pa&iacute;s do mundo onde a rodovia conseguiu desbancar a ferrovia.<br /> Quem ainda d&aacute;viabilidade &agrave; Ferrovia no Sudeste do Brasil, pasmem, &eacute; o PED&Aacute;GIO das Rodovias, que torna o frete rodovi&aacute;rio ainda mais caro, muito mais caro. Em uma viagem rodovi&aacute;ria de Cubat&atilde;o-SP &agrave; Uberl&acirc;ndia-MG, a mesma quantidade de dinheiro que se gasta com &oacute;leo diesel, paga-se de ped&aacute;gio... S&oacute; assim para julgar que o frete ferrovi&aacute;rio &eacute; mais barato...<br /> <br /> Mais barato, nem sempre... vejamos o caso do Mato Grosso. Colocar uma ferrovia no meio do Estado resolve? N&atilde;o resolve. Pode ir l&aacute; e perguntar para qualquer um que n&atilde;o seja burro ou pol&iacute;tico (pol&iacute;tico,sim. pol&iacute;ticos nunca fazem nada o que &eacute; l&oacute;gico). Para cada 100 reais de frete rodovi&aacute;rio gasta-se no m&iacute;nimo 103 de frete ferrovi&aacute;rio! Gente voc&ecirc;s se esquecem do custo de acesso &agrave; ferrovia.<br /> <br /> A m&aacute;xima &quot;a menor dist&acirc;ncia entre dois pontos &eacute; a dist&acirc;ncia econ&ocirc;mica&quot; continua no auge! &Eacute; uma lei natural, irrevog&aacute;vel.<br /> <br /> Portanto esta hist&oacute;ria de ferrovia &eacute; muito mais inventada por quem quer &quot;desviar&quot; uma verbinha aqui, outra acol&aacute;, do que um benef&iacute;cio econ&ocirc;mico.<br /> <br /> Telmo Heinen - (61)9989-6005 Formosa (GO)<br /> <br />Ve&iacute;culo:<br />CORREIO BRAZILIENSE-DF Editoria:<br />POL&Iacute;TICA Data:<br />13/10/2007 <br />Assunto:<br />AGRICULTURA - Reenviada por Telmo Heinen - Formosa (GO) <br /> <br /><br />A hora das ferrovias (Bras&iacute;lia-DF)<br />Por Denise Rothenburg <br />Com Guilherme Queiroz <br /><br />[email protected] <br /><br /><br /><br />Na esteira dos leil&otilde;es que colocaram trechos sucateados de rodovias federais nas m&atilde;os da iniciativa privada, a equipe do presidente Lula tra&ccedil;a a estrat&eacute;gia para repetir a experi&ecirc;ncia com a combalida malha ferrovi&aacute;ria federal. A Casa Civil designou dia desses um grupo para definir os trechos a serem disputados pelas concession&aacute;rias. S&oacute; isso bastou para ati&ccedil;ar os apetites pol&iacute;ticos. Durante a semana, a bancada baiana, em especial, o deputado Jo&atilde;o Le&atilde;o, do PR, ficou no entra-e-sai do Pal&aacute;cio do Planalto, interessada em cacifar a revitaliza&ccedil;&atilde;o de um corredor entre a regi&atilde;o agr&iacute;cola no Oeste e a regi&atilde;o metropolitana de Salvador. <br /><br /><br />O que os baianos querem tirar do papel &eacute; a Ferrovia Bahia-Oeste, um trajeto de 996 km entre o Porto de Campinhos e o munic&iacute;pio Lu&iacute;s Eduardo Magalh&atilde;es. No caso da Bahia, os deputados avisam ao Planalto que a nova rota cortaria uma regi&atilde;o em que 10 milh&otilde;es de toneladas de gr&atilde;os devem ser produzidos at&eacute; 2010, al&eacute;m atender o p&oacute;lo de extra&ccedil;&atilde;o de ferro de Catit&eacute; e a produ&ccedil;&atilde;o de 14 usinas alcooleiras. Outros estados se preparam para levar projetos do mesmo porte ao Planalto. Pelo visto, vai come&ccedil;ar um novo estica-e-puxa no governo, com reflexos no Legislativo

    0