Fala Produtor - Mensagem

  • Fábio cagnoni Junqueira São José do Rio Pardo - SP 08/04/2011 00:00

    CHEGA! A hora é essa... O Congresso Nacional precisa votar o projeto do novo Código Florestal. Votar já.

    Os produtores rurais têm pressa, pois sem a definição de novas regras de proteção ambiental restarão incertezas e insegurança, sujeitando-nos às penalidades absurdas previstas pelo Decreto de 2008, que já foi prorrogado até junho de 2011. Prorrogando novamente o prazo para o registro das áreas que devam ser preservadas, estendendo a validade do Decreto, os produtores terão um alivio momentâneo, mas não resolveremos o caso.

    O Código atual põe na ilegalidade a grande maioria dos agricultores com o estabelecimento de regras em prol do meio ambiente. Nada contra o meio ambiente. A favor do produtor consciente, ecologicamente correto, que utiliza manejos racionais que preservam a natureza mas, que estão produzindo em áreas ditas de preservação permanente e não dispõem de reserva legal.

    A História nos ensina que a agricultura nasceu produzindo nas baixadas dos rios e assim o fazem aqui também, produzindo em terrenos que, segundo a visão ecológica de hoje, deveriam estar preservados. Mas ali produzem alimentos, geram emprego e renda.

    Portanto, é chegada a hora da decisão, com regras claras, de preferência aprovando o relatório do deputado Aldo Rebelo.

    Conclamo, em nome do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural da Região de São João da Boa Vista-SP, aos senhores Deputados Federais que promovam este debate, colocando em votação o projeto do Deputado Aldo Rebelo, para que possa ser discutido e no final tenhamos um novo Código Florestal que seja uma síntese da unidade, do consenso, agregando idéias e conhecimentos, visando a paz e a segurança inclusive para gerações futuras.

    0