Fala Produtor - Mensagem

  • Telmo Heinen Formosa - GO 16/03/2011 00:00

    Oba, etanol, sobretaxa, subsidios, agfendabilateral etc... Para compreender os fundamentos técnicos da "sobretaxa" à importação de etanol pelos americanos, basta conhecer o "modus operandi" da concessão de subsidios ao etanol, na prática por eles. Na prática o Consumidor Americano abastece seu carro com E85 ou E65 que significa 85 ou 65% de etanol respectivamente, adicionado com 15 ou 35% de gasolina entre o verão e o inverno, e de posse das Notas Fiscais colecionadas se dirige a um Banco ou locais designados e recebe um crédito à semelhança da "Nota Fiscal Paulista" - utilizável em primeiro lugar para abater seu débito com o Imposto de Renda.

    Captou a sutileza? O subsidio é concedido à quem se habilitar. Os "esquecidos" e os ambientalistas por convicção podem deixar de receber, de propósito ou não tais créditos, que permanecerão nos cofres públicos.

    Devido a este "modus operandi" o subsidio seria concedido tanto ao etanol produzido internamente quanto ao etanol importado. Não é à tôa que o subsidio concedido é em valor semelhante à sobretaxa instituida, de cerca de 14 centavos de dólar por litro ou 56 centavos por galão de 3,758 litros ou seja algo como 140 dólares por metro cúbico.

    Portanto, com razão, a sobretaxa existe para evitar quer o tesouro americano subsidie o consumo de etanol estrangeiro pelos americanos.

    Se isto fosse no Brasil, você apoiaria ou não a razão deles? Evidente que apoiaria.

    O Brasil entretanto instituiu há poucas semanas o subsidio ao Trigo e ao Arroz do Mercosul, sabia? Porque a imprensa não critica isto? Simples, os jornalistas não entendem como isto funciona. São capazes de dizer que a ajuda ainda é pouca... A Conab faz leilões de PEP para beneficiar a comercialização de arroz e trigo, sendo que somos importasdores desses produtos e coloca como destino a exportação. é ou não é subsidiar a produção dos outros? Fala a verdade...

    0