Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 15/03/2011 00:00

    PARABENS SINCAL, UMA GRANDE CONQUISTA PARA QUEM REALMENTE TRABALHA!!!! -- FIM DO PIS E COFINS NO CAFÉ! -- É com grande satisfação que participamos aos nossos companheiros da SINCAL e a todos os cafeicultores que com o nosso alerta, a atuação da Polícia Federal, e a compreensão e atitude firme do Ministério da Indústria e Comércio e da Fazenda através de seus Ministros além de autoridades e políticos em Brasília finalmente a extinção do PIS e COFINS (9,25%) impostos estes que serviam para subsidiar a venda do café na Exportação está sendo tirado da nossa atividade o que trará um grande benefício á Sociedade e ao Brasil.

    Queremos agradecer a todos que ajudaram para que isto finalmente ocorresse pois para entenderem melhor a venda do produto vai ter mais transparência (o produtor não vai ser obrigado a vender seu café com nota de cooperativa ou de firmas que consigam transferir os 9,25% - cerca de R$ 50,00 por saca hoje ao exportador) sem terem recolhido nada. Com este crédito o exportador ou guarda na gaveta e recebe do Governo ou o recupera na torrefação e outras atividades paralelas e o pior era o desconto que davam ao IMPORTADOR fazendo dumping no mercado (vendendo abaixo da concorrência que não tinha como competir), inclusive os médios e pequenos. Agora o mercado em dólares vai ter que subir para compensar estes R$50,00 (cerca de U$30) por saca e com isto o País receberá mais 400/500 milhões de dólares na exportação por ano.

    Haverá naturalmente o surgimento de novas empresas com esta atitude pois a livre concorrência ressurgirá e as pequenas e médias empresas Brasileiras terão como competir. Aquelas que usavam atividades paralelas (torrefações e outras estranhas ao seu objetivo social) com o intuito apenas de recuperar os impostos e dar de desconto aos IMPORTADORES deverão ficar em igualdade de condições deixando o mercado mais transparente e competitivo, livre da OBSCURIDADE.

    Muito obrigado presidenta Dilma pela sua atitude, compreensão e solução.

    Fernando Souza Barros Jr.

    Diretor Executivo da SINCAL

    O cafeicultor é o princi

    0