Fala Produtor - Mensagem

  • Wanderley do Nascimento Costa Sorriso/MT - MT 01/03/2011 00:00

    Quero utilizar este importante canal de comunicação, em especial para o meio rural, para manifestar minha indignação com a falta de compromisso da CONAB.

    Que órgãos públicos são burocráticos e lentos, isso é sabido por todos, mas a CONAB tem exagerado com a paciência dos compradores de MILHO nos leilões. Muitos compradores, principalmente pequenos consumidores e fabricantes de ração, estão enfrentando falta de produto, por morosidade na emissão da NFe de venda pela CONAB aqui no MT. Imagina você comprar um produto por necessidade imediata, pagar à vista e ter que esperar até 15 dias corridos para pegar uma nota do vendedor. Isto, sem contar que caso o comprador não cumpra sua obrigação "na risca" como pede o Aviso, é punido severamente, sem qualquer alternativa de defesa, como tem acontecido em alguns casos.

    Outro fato, que exige atenção especial, é a "farra" da chamada taxa de expedição cobrada pelos armazens que tem produto da CONAB estocado. O comprador compra o milho da CONAB, paga, e para retirar tem que pagar esta Taxa de Expedição. Até aí tudo bem, se não fosse a festa que virou isso.

    Não tem nenhum controle de preço, nenhuma base de referência e cada armazém cobra do jeito que vier na cabeça. Tem cobrança de taxa de R$ 3 a R$ 16,00 p/ ton.

    Espero que se alguém mais se interessar pelo asssunto, possamos levar adiante esta discussão. Abraços e vamos em frente !

    0