Fala Produtor - Mensagem

  • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC 01/02/2024 10:56

    Falem ao Governo que quanto mais acertada for a política fiscal, mais dinheiro sobrará para o setor produtivo. Se o Governo for muito perdulário, não sobrará nada e o dinheiro vai ficar extremamente caro. Se o governo for mais ou menos perdulário, sobrará um pouco mais de dinheiro e o setor produtivo terá um pouco mais de dinheiro um pouco mais barato. Se o governo for eficiente e suficientemente econômico com os gastos, o setor produtivo terá mais dinheiro, e o dinheiro será mais barato ainda. É simples assim. O governo (setor público que não produz nada) não pode monopolizar o uso do dinheiro. Quanto maior a quantidade relativa do dinheiro na mão do governo, mais caro ele fica para o setor privado.

    8
    • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

      Ou seja: a economia deveria girar a favor da atividade privada (industria, comércio, serviço, agricultura, etc), sendo o ESTADO um mero normatizador dessas atividades. No entanto, o que se vê é exatamente o oposto, o público se sobrepondo ao privado. O Estado foi criado para atender o povo, as empresas, mas no Brasil o público sequestrou tudo, a roda só gira a favor dele (Estado). Nunca vai dar certo.

      3
    • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC

      Perfeito, Gilberto.

      5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Existe um velho ditado: "PAU QUE NASCE TORTO MORRE TORTO"!

      Então, voltemos duas décadas. Em 2003 o mundo "bombava" e, no Brasil se prometia uma nova era pois, um novo governo havia recém empossado.

      Quais foram os resultados, quanto as commodities agrícolas? Alguém se lembra? Por acaso os preços das commodities agrícolas na Bolsa de Chicago estavam em queda? Qual foi o cenário para os produtores rurais a partir de 2003 até 2012? Lembram a cotação do dólar da época citada? O dólar foi mantido num patamar "bom", sob a batuta do Sr. Henrique Meireles. Lembram dele, um "homem" do meio financeiro, não é?

      Agora, vivenciamos um retorno ao passado. Como conseguem fazer? Não sei, mas que "TEM CAROÇO NESSE ANGÚ" ... Ah! Isso tem.

      Então, senhores ... A época atual repete "ipsis litteris" as décadas onde vivenciamos as realidades sob uma ideologia funesta.

      APERTEM OS CINTOS QUE TURBULÊNCIAS VIRÃO !!!

      10
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. HENRIQUE, o Mauricio Bellinelo que participa do TEMPO & DINHEIRO no NA, já disse várias vezes que o ativo que o BraZil mais exporta, não são as commodities agrícolas ou minerais.

      O ATIVO QUE MAIS EXPORTA É ... JUROS !!!

      Sim, são muitas décadas que o BraZil não paga suas dívidas internacionais. Então ele (BraZil) precisa que "alguém" o financie. Para isso, vai ao mercado e vende títulos com vencimentos futuros, são os títulos do "tesouro". Como todo investimento existe um "risco" (de não receber lá na frente), o investidor só compra se a "taxa de juros compensar o risco",

      Agora quem são esses investidores? São as grandes fortunas do país, incluindo bancos e fundos de investimentos nacionais e estrangeiros. Aí a "roda gira" ... & ... a dívida aumenta na escala da porcentagem do PIB. Só que o PIB brasileiro está na casa de US$ 1,8 TRILHÃO DE DÓLARES.

      Agora é só fazer a conta quando "eles" dizem que a dívida aumentou só 0,6% do PIB.

      "ESSE SÓ" 0,6% CORRESPONDE A "ALGUNS BILHÕES DE DÓLARES"!!!

      Agora vem a cereja do bolo: & QUEM PAGA ESSA CONTA?

      0