Fala Produtor - Mensagem

  • JOSÉ DONIZETI PITOLI CORNÉLIO PROCÓPIO - PR 09/01/2024 14:22

    PINGOS DE INFORMAÇÃO:

    1 – CORRERIA NO CAMPO

    Retorno das festas de fim de ano, na porta da empresa cartaz comunicando "REUNIÃO NA SALA 10". Missão: avaliação atual das condições das lavouras, acompanhada de previsão de safra, com prazo para até 10/01/2024.

    Já em campo veículos das cooperativas, empresas agropecuárias e indústrias se cruzam e em grupos discutem como e em tão poucos dias pode ter havido tamanho impacto nas lavouras. Ou seja, já se vislumbram um quadro bastante crítico nos stands de produção.

    2 – NA PONTA DA BOTINA

    Empresas especializadas por sua vez, que entre meados e final de dezembro distribuíram notícias de safra recorde para o Brasil, com previsão de 163 milhões de toneladas de soja, revisam agora suas estimativas. Na verdade deram uma bicuda para o campo da produção prevendo safra recorde; não combinaram com o clima, e os resultados destas estimativas, feitas nos chutes, estão aí, 14 (quatorze) dias de extremo calor e tempo seco, lavouras se definhando.

    3 – CONAB e USDA

    Inaugurando o calendário de previsões de produção nacional, a CONAB estreia na quarta-feira, dia 10. Na sexta, dia 12, vem o USDA com seu tradicional relatório mensal de oferta e demanda mundial.

    Como são apenas estimativas, as correções encontradas, serão ajustadas nos meses seguintes, afinal suas manifestações são apenas números, dispostos num quadro (produção no papel), sem compromisso. Aqui não existe bom senso, apenas divulgação dados copilados e equacionados.

    4 – MEDINDO A EFICIÊNCIA DO HEDGE E DAS TRAVAS

    As primeiras surpresas do ano de 2024 são um belo teste para a "Bolsa de Futuros – hedges e travas". Um verdadeiro teste para medir a eficiência desta ferramenta moderna de mercado, também tida como operação ganha - ganha.

    5 – SEGURO RURAL

    Muitos produtores ao adquirirem seus produtos, insumos agrícolas, e contratarem seus financiamentos de custeio, simultaneamente contrataram seguro agrícola. Então já é bom irem se prevenindo ou buscando orientações quanto aos procedimentos de comunicação do sinistro. Alguns deles são:

    i) Laudo de vistoria completo a ser elaborado pelo engenheiro técnico e responsável pelo empreendimento do plantio;

    ii) Comunicação prévia ao agente financeiro ou empresa contratada;

    iii) Organização das notas fiscais da compra de sementes, fertilizantes e insumos utilizados;

    iv) Importante não iniciar a colheita sem a vistoria da perícia.

    6 – A SAFRA RECORDE DE SOJA VAI TER QUE ESPERAR 2024/2025

    Estimar a produção numa área aproximada de 45 milhões de hectares demandaria um trabalho de 03 ou 04 semanas, mas o momento pede urgência.

    Utilizando os parâmetros e dados divulgados pela CONAB e Departamento de Agricultura dos Estados, sobre área plantada; semeadura em cada intervalo de plantio; condições climáticas e sistemáticas prorrogações de prazo visando a conclusão das estimativas é possível concluir, sem muita dificuldade e projetar a próxima safra de soja.

    Nas contas que fiz, considerando o quadro atual das lavouras e de previsão de chuvas, a safra brasileira está estimada em 124.37 toneladas. Considerando uma margem de erro de 5,0% a safra vai oscilar entre 118,15 e 131,58 milhões de toneladas.

    Ou seja, a comemoração de uma safra recorde de soja vai ficar, quem sabe, para 2025. Nesta safra temos que nos contentar com o que está aí, e pedir que as chuvas venham logo. Do contrário vamos varrer os armazéns.

    7 – CHUVAS NÃO RECUPERAM A PRODUÇÃO

    Ainda que ocorram precipitações generalizadas, as perdas causadas pela estiagem são irreversíveis, não há recuperação das lavouras, mas tão somente uma paralisação na degradação ocorrida.

    8 - PREÇOS CAINDO

    A queda atual nos preços decorre da rotatividade dos armazéns tirando a safra velha para substituir por safra nova. Daí resulta na oferta enganosa. Com baixa produtividade a falta vai acontecer lá na frente.

    Aqui, ainda céu de brigadeiro (tempo limpo e sem nuvens), continuamos à espera das chuvas que a meteorologia prevê (não chega ....).

    3
    • marildo kitor Cantagalo - PR

      Mais o produtor que fizer as contas certinho vai optar por ano que vem pois sempre tem um cpf disposto a financiar pagar o juro seguro depois vem o clima etc até q todos querem tirar proveito d galinha dos ovos de ouro o produtor rural e só pensamos

      3
    • marildo kitor Cantagalo - PR

      Muitas pessoas vão perder os ovos da galinha de ouro por sempre querer tirar o suor de um povo que só acredita na semente que planta e em Deus

      2