Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 29/01/2011 23:00

    TELMO HEINEN, UM GRANDE HOMEM E UM GRANDE LIDER... "Nenhuma quantidade de estudo ou conhecimento fará de um homem um líder, a menos que ele tenha as qualidades naturais de um." (Archibald Wavell)... EM NOME DE TODOS OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ECOLOGIA, PEÇO DESCULPAS AO SR. TELMO HEINEN, AOS AGRONOMOS DE TODO O BRASIL, AOS MANOEL (EIS) QUE FORAM UTILIZADOS COMO ADJETIVO DEPRECIATIVO...

    Caros participantes deste site, durante minha vida acadêmica foram muitos os professores que marcaram de forma decisiva minha capacidade profissional, sou BIOLOGO formado pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL), e dentre minhas especializações posso citar:

    1- BACHARELADO EM BOTANICA: Nesta época trabalhei com fragmentos florestais na Bacia do Rio Tibagi PR, fazendo levantamento de espécies arbóreas nativas e sua multiplicação em viveiros. Um trabalho maravilhoso, que talvez tenha sido o embrião dos famosos corredores ecológicos ligando um fragmento ao outro dentro das fazendas da região do Rio Tibagi/ PR.

    É necessário lembrar que nesta época trabalhava para o PET (PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO) patrocinado pelo Governo Federal, com o objetivo de selecionar alunos que se tornariam futuros pesquisadores, capazes de trabalhar MUITO no campo e ainda arrumar tempo para estudar e produzir trabalhos com resultados práticos para o contribuinte.

    Foi a minha melhor época acadêmica, pois entendi naquele momento que um pesquisador é feito de 99,999% de suor e 0,001 de inspiração e estudo, digo isso pois os nossos guias eram conhecidos como “mateiros”, pessoas simples sem estudo algum, o verdadeiro matuto como se diz aqui no interior, apesar disso, eram eles que nos davam as verdadeiras aulas de ecologia dentro das matas. Sim, aulas que impressionavam os nossos orientadores não com titulo de MESTRADO, mas sim com títulos de PHD em (HARWARD, CORNELL, MICHIGAN ETC...).

    2- MESTRADO E MICROBIOLOGIA DO SOLO (MICORRIZAS) PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-UFV

    Mais uma vez fui trabalhar com ecologia de fungos associados a vegetais, ou seja, trabalho de ecologia.

    Nesta época fui orientado por pessoas que só me confirmaram que um bom pesquisador é forjado no trabalho de campo (99,999% suor) e 0,001% de inspiração e estudo. Gostaria de colocar aqui o doutorado também, mas para mostrar que TITULOS (BACHARELADO, MESTRADO, DOUTORADO, PHD) de nada servem, sem antes termos aquilo que é primordial para todo ser humano, HUMILDADE E EDUCAÇÃO.

    Caro colega Victor Hugo (ITUMBIARA), digo colega por sermos da mesma área de trabalho, não venho aqui defender a pessoa do Sr. Telmo Heinem, pois sua historia de vida o precede..., venho aqui defender a nossa formação profissional. Somos formados em boas Universidades, somos preparados para exercer o que aprendemos com profissionalismo, caráter, dignidade, humildade e acima de tudo EDUCAÇÃO.

    Acredito eu, que seus mestres em momento algum ensinaram que o conhecimento (estudo) esta associado ao poder, mas sim, diretamente ligado à responsabilidade. Assim sendo, temos a responsabilidade de sermos um “divisor de águas” nesta questão ambiental, usarmos nosso conhecimento para o bem de toda a população brasileira..., e ai fazem parte, o homem do campo, o homem das pequenas cidades, o homem das grandes cidades, todos vivendo em harmonia com o ambiente, pois fazemos parte dele.

    Caro colega Victor Hugo, sou um ecologista por formação profissional assim como você, não sou um daqueles que se agarram a alguma CAUSA para defendê-la sem saber o seu passado, seu presente e seu futuro na história do ser humano, tentarei explicar:

    Sou um produtor de café aqui em Minas Gerais, recebo em minha propriedade (33 hectares de café) há mais de 10 anos uma turma de trabalhadores da Bahia (sempre os mesmos) e já se tornaram parte de nossa “história”, aprendi muito mais com eles do que eles comigo, pois aqui aprenderam apenas a colher café. Entretanto, eu tive a felicidade de mais uma vez ter ótimos professores formados na escola da vida, logo que chegaram em nossa propriedade deixei bem claro ser proibido qualquer tipo de atividade predatória (caça e pesca), entretanto, para minha surpresa um certo dia estes baianos apareceram com um tatu para comerem com cachaça no final de semana..., fiquei nervoso, pensei em mandar todos embora, mas decidi dar uma chance.

    Comecei a conviver o dia a dia destas pessoas, e percebi que a caça faz parte de seu cotidiano, de sua vida, pois é a única forma de obterem proteína de forma barata no local onde vivem. Estas pessoas moram em uma região muito seca da Bahia (sertão), onde não existe emprego, pouca água e a alimentação está baseada em feijão, arroz e farinha, que conseguem comprar junto ao caminhão do Governo Federal por preços subsidiados.

    Assim, entendi o seu meio de sobrevivência, os homens saem de suas casas e deixam suas família em busca de trabalho nos campos de cana e nos cafezais da região sudeste, voltam depois de meses de trabalho duro com o dinheiro guardado para poderem abastecer a dispensa com o feijão, arroz e farinha citados acima, o que sobra arriscam em um plantio de feijão ou mamona na época das chuvas, o que em 99% dos casos acaba em perda total.

    O que fazer para obter a tão necessária dose diária de proteína? A resposta é simples, CAÇAR, sim caro amigo Victor, os homens do sertão passam metade de suas vidas enfurnados no meio da caatinga, caçando pássaros, tatus, lagartos ou qualquer coisa que sirva para suprir sua necessidade protéica diária.

    Assim, aprendi que este homem e seu estilo de vida já fazem parte do ambiente em que vive, não retirando tão pouco que não permita sua sobrevivência e nem tão muito que comprometa seu estoque de proteína.

    QUEM SOU EU (BIOLOGO, BACHAREL, MESTRE, DOUTOR) PARA DIZER A ESTAS PESSOAS QUE ELAS ESTÃO ERRADAS E DEVEM ESTUDAR PARA ME COMPREENDER OU COMPREENDER O QUE O MUNDO DESEJA. EU APRENDI COM ELAS E QUE O MUNDO TAMBÉM APRENDA QUE ECOLOGIA É MUITO MAIS QUE UM ESTUDO. ECOLOGIA ANTES DE TUDO É VIVER A REALIDADE DE CADA LOCAL E DE CADA COMUNIDADE, RESPEITADO SUA HISTÓRIA, SEU PASSADO, PRESENTE E FUTURO.

    CARO VITOR, SE PARTIRMOS DE SUA TEORIA ONDE SOMENTE QUEM ESTUDOU OU ESTUDA PODE SER O DONO DA VERDADE, O NOSSO EX- PRESIDENTE ESTÁ TOTALMENTE CORRETO EM FAZER A TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISO E A USINA DE BELO MONTE (XINGU), OBRAS TÃO CRITICADAS PELOS AMBIENTALISTAS, POIS ELE APESAR DE NÃO SER ANALFABETO, NÃO ESTUDOU COMO VOCE OU EU, MAS FOI PRESIDENTE.

    Silvio Marcos Altrão Nisizaki

    Coromandel/MG

    34.99853011

    0