Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 19/01/2011 23:00

    E SE A MODA PEGA?... em relação às novas exigências ambientais do Banco do Brasil para liberar os financiamentos para próxima safra, devo dizer que fiquei muito assustado com os motivos expostos pelo BB. Segundo explicações, ao tomar esta atitude, o BB estaria se protegendo de qualquer ação ambiental por ter financiado uma área considerada ilegal. Resumindo, ser cúmplice do produtor em um ato considerado “criminoso”, segundo as “leis ambientais”.

    Se este é o motivo que leva o Banco do Brasil (BB) arrochar ainda mais a já tão burocrática tomada de recursos financeiros por parte do produtor, o que impede que outros importantes financiadores do agronegócio não tomem o mesmo caminho??.

    Sabemos que grande parte dos produtores rurais brasileiros estão com seus limites de crédito totalmente tomados junto ao BB devido às seguintes situações:

    1- Endividamento: nesta classe temos dois casos.

    a- O caso onde o produtor esta inadimplente, e seus limites estão encerrados.

    b- O caso onde o produtor deve para o banco e conseguiu renegociar sua divida, entretanto, nesta operação todo o seu limite foi tomado ou cancelado.

    2- A quantidade de recursos que necessita é muito aquém do necessário, ou seja, o seu limite é muito pequeno para suprir todos os custeios do plantio. Situação muito comum, devido aos altos custos de produção.

    Enfim, poderíamos ficar descrevendo várias situações que levaram ou levam o produtor estar com seus limites junto ao BB totalmente tomados. Entretanto, o mais importante é que mesmo assim o produtor consegue recursos totais ou complementares junto a outros parceiros importantes:

    MULTINACIONAIS, TRADERS, COOPERTAVAS, ETC...

    A QUESTÃO É A SEGUINTE, E SE ESTES PARCEIROS PARTIREM PARA O MESMO RACIOCINIO DO BANCO DO BRASIL, O QUE VAMOS FAZER????

    ACORDEM AGRICULTORES DE TODO O BRASIL.

    SILVIO MARCOS ALTRÃO NISIZAKI

    DIRETOR DE CAFÉ DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE COROMANDEL

    DIRETOR SINCAL- CERRADO

    0