Fala Produtor - Mensagem

  • Samuel Henrique Fornari São José do Rio Pardo - SP 09/01/2011 23:00

    Ao sr. SILVIO MARCOS ALTRÃO NISIZAKI (COROMANDEL - MG) - Caro Silvio, me perdoe discordar do amigo, mas com todo respeito irei faze-lo novamente. Vi seu comentário de críticas aos analistas, pedindo credibilidade em seus achismos, tema esse que ja abordamos recentemente.

    Vi que agora, o amigo pensa que devemos dar credibilidade à Conab, só que em passado recente fomos apedrejados por discordar da previsão da Sincal de safra em 30/32 milhões de sacas. Alguns convidando a andar nas lavouras, outros conclamando aos cafeicultores de boa fé, insinuando que estavamos agindo como mal carater etc etc. Se concordam agora com a conab estamos falando de uma diferença de 10 a 12 milhões de sacas, coincidentemente a diferença que disse que a Sincal erra todo ano e por isso cobrava credibilidade, credibilidade essa que agora vocês cobram, desculpe, mas não entendi.

    Felizmente essa falsa expectativa gerada pela quebra exagerada não trouxe reflexos aos preços por razões que citarei adiante, mas poderia ser diferente.( felizmente pra gente não foi)

    Quantos aos analistas e aos achismos e previsões, penso ser normal. Hoje 10 entre 10 analistas acham que os preços continuarão a subir e podem mesmo. Como disse la atras, preço eu não discuto, muitos fatores influenciam e nesta alta me parece que alguns deles são: Falta de café de qualidade, agravado a cada dia por mais problemas nos Centrais, principalmente Colombia, cuja mitaca alguns ja falam em algumas regiões em quebra de 60%, baixos estoques, ávidez de fundos por commodities, tanto que na próxima quinta-feira a CFTC votará uma limitação desses participantes em commodities com receio de estar se formando uma nova bolha.

    Os analistas, os especuladores são fundamentais ao mercado, nada mais são que tomadores de risco. Quando vendemos uma CPR o comprador vai a bolsa e vende 1 contrato e alguém tem de compra-lo. Ultimamente os maiores compradores são os especuladores. Fundos de índice carregam 50 mil contratos ( equivalente a 15 milhôes de sacas) e os fundos normais mais 30 mil contratos ( equivalente a 9 milhões de sacas). São esses participantes um dos grandes responsáveis pelo processo de alta que vivemos, além dos fatores ja anteriomente citados.

    Vale ressaltar que nos últimos 4/5 anos esses especuladores quase nunca tomaram posições vendidas em seu saldo, nem na crise de 2008, não me recordo ao certo, mas acho que apenas zeraram as compras. Os comerciais ( exportadores, tradings, torradores) carregam no mercado 60.000 posições vendidas. Imagine o mercado sem os especuladores na mão de 6 ou 7 grandes grupos comerciais organizados, certemente não teriamos esses preços no momento.

    Pelo que vi, a Conab supreendeu todos os analistas, acho que a grande maioria esperava um pouco menos, então fiquei meio sem entender seu ódio em relação a isso uma vez que você pede credibilidade aos números da Conab.

    Por fim, concordo com suas colocações sobre previsões para 2012 e 2013, embora também ache normal, quem apostar em um mundo perfeito como você bem disse, poderá estar correndo grande risco. Mas assim é o mercado, esses especuladores como disse são tomadores de risco e felizmente há um bom tempo estão ao nosso lado!!!

    Abraço

    0