Fala Produtor - Mensagem

  • Rui Seiti Kamimura Jr Conceição das Alagoas - MG 14/08/2010 00:00

    Acabou a soja? Onde foram parar os quase 70 milhões estimados pela Conab? Várias justificativas que explicam parcialmente o fato dos prêmios de exportação terem trabalhado em altos patamares como o apagão logístico (que é uma realidade mas não explica totalmente e nem a maior parte da história) é a fome da China..., essa sim poderíamos dizer que é responsável por metade ou mais dessas altas de preços e prêmios. Vamos acordar pessoal! Não dá pra falar em safra recorde com reduções na casa de 10 sacas por hectare em grande parte das principais regiões produtoras como: Mato Grosso - reduções em torno de 5-10 sacas; Bahia - de 60 em média ano passado veio para 50 nessa safra na região de Luiz Eduardo Magalhães, principal problema: doenças de solo e ferrugem + DFC, Piauí e Maranhão - reduções de 8 a 15 sacas por ha devido a veranicos mais longos esse ano; Triângulo Mineiro, São Paulo e Norte do Paraná - reduções de até 15 sacas devido ao aumento de soja semeada em outubro que sofreu com as altas temperaturas de novembro. Houve encurtamento de 10-15 dias do ciclo com florescimento prematuro e baixo porte. Noroeste, Norte e Alto Paranaíba de Minas Gerais e região de Cristalina-GO - Veranicos de até 40 dias com redução de até 30 sacas por hectare.

    Justificativa das empresas esmagadoras: "fizemos nossos estoques no início da safra". Mas parece que o cobertor ficou curto e no segundo semestre ainda tinha empresa tentando comprar a oleaginosa pagando até 6 reais a mais por saca para garantir suas escalas de produção como foi o caso da Carol e da ADM.

    Se eu estiver errado por favor me corrijam ou então encontrem uma justificativa melhor para essas incoerências de dados e de informações que inundam nossos ouvidos. Parem de nos chamar de trouxa!

    0