Fala Produtor - Mensagem

  • WOLMAR FRIES Antônio Prado - RS 07/08/2010 00:00

    Prezado Telmo Heinen: Você sugere plantação de tungue na região de Antônio Prado, RS. Seria condenar este povo todos à miséria. Não sou natural desta região, pois nasci na região de Passo Fundo, onde prodomina a soja e o trigo, este último, pouco produzido altimamente, pois o governo não garante sequer o preço mínimo.

    Estou em Antônio Prado há pouco mais de 6 anos. Aqui nesta região é um exemplo de primeiro mundo. Produz-se uva, maçã, pêssego, caqui, pera, figo, cebola, alho, repolho, cenoura, abóbora, moranga, morango, ovos, leite, queijos, frangos, perus, suínos, bovinos, etc. Bons vinhos, inclusive finos, se produz aqui.

    A agroindústria, geralmente familiar, mas existem também aquelas maiores, produzem salame, copa, torresmo, massas, tortei, capelete, rapadura e sucos, totalmente naturais. O padrão de vida dos agricultores daqui é elevado, se levarmos em conta as adversidades de relevo. Fruto de muito trabalho e superação. As festas das comunidades do interior de Antônio Prado é algo sensacional. Entra no cardápio carne bovina, suína, frango, sopa de capelete (agnoline), carne lessa (é carne que sai do cozimento da sopa de capelete), massa, vinho à vontade, incluído no preço e, de sobremesa, café com biscoito. Tudo isso por menos de R$=20,00.

    As propriedades maiores, loteadas no início da colonização italiana, possuem 302.500m². Isso mesmo, pouco mais de 30 hectares e em muitas destas se aproveita menos de 5 hectares. E, se passar o novo Código Florestal Brasileiro, quase todas deverão ser abandonadas, ou por estarem próximos ao rios, ou por serem muito íngremes..., mas não tem problema, a Reforma Agrária está aí para isso, haverá reassentamento em outras regiões e aí, produzirão ainda mais, a nova cidade receberá o nome de Nova Antônio Prado, trocarão o vinho peça cachaça, receberão bolsa família e outros auxílios e a festa continuará. Penso que não vais concordar, nem eu.

    Comentário referente a notícia: [b]Brasil deve processar 33,6 mi t de soja impulsionado pela demanda de carne e biodiesel[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=72717

    0