Fala Produtor - Mensagem

  • Leandro Fabiani Rondonópolis - MT 22/07/2010 00:00

    Os Satélites não mentem, mas não falam. Os relatórios são feitos por homens... A todos os produtores que acompanham o Mercado e Cia, Canal Rural e, em especial,l ao meu amigo João Batista: Quando vejo na mídia esse massacre antecipado, promovido por ONGs, prejudicando diretamente e de forma generalizada pecuarista de nosso país, não posso deixar de tecer alguns comentários.

    Monitoramento de propriedades através de imagens de satélite é meu trabalho há pelo menos 15 anos e sou coordenador do projeto de monitoramento da Moratória da Soja a nível de campo.

    Quando vejo na mídia estes supostos embargos a negócios com pecuaristas e uma relação de quase duas mil propriedades em processo de avaliação para futuras restrições comerciais, fico realmente preocupado. Não sei se estas ações são de caráter preservacionistas, idealistas ou puramente comerciais. Somente existe uma certeza nisso: Produtores estão sendo colocados na “guilhotina”.

    Uma experiência concreta, e que realmente surtiu resultados benéficos para ambas as partes (Compradores de Soja e Produtores), está sendo a Moratória da Soja, mas para isso deve existir consenso e a busca pela verdade. Nestes quatro anos de trabalhos da moratória da soja filtramos e excluímos 96% das propriedades que os relatórios de imagens de satélite indicavam como soja provenientes de desmatamentos.

    Trabalhar com imagens de satélite é um avanço espetacular, mas, ao mesmo tempo, muito perigoso porque quando os resultados são “encomendados” a contra-parte deve estar capacitada a contestar. E isso nem sempre é possível em tempo hábil.

    Tenho convicção de que a grande maioria dos pecuarista não está no ramo para devastar o meio ambiente, e, portanto, recomendo que passem a atuar de forma mais ativa contra os ataques nacionais e internacionais que estão sofrendo. Algo me diz que nos próximos meses o preço final da carne ao consumidor terá acréscimo e ao pecuarista, no máximo, se manterá. Fiquem atentos.

    Eng. Agrônomo Leandro Fabiani

    Diretor Técnico Globalsat Monitoramento Agrícola

    Rondonópolis, MT

    [email protected]

    0