Fala Produtor - Mensagem

  • Liones Severo Porto Alegre - RS 19/11/2018 09:25

    Parabéns Eduardo, muito bem apanhado e em tempo de aprofundar essas questões vitais para o futuro do agro ... neste cenário inédito de incertezas em que aumentou a hostilidade e os riscos para os mercados agrícolas. Abraços

    1
    • Leder vianney batista São Paulo - SP

      Parabéns mais uma vez Eduardo... " vc resumiu tudo nessa frase :

      " Quem recebe subsidio não tem moral nenhuma para se contra aumento ou corte de imposto"... Vou mais além, é pura contradição mesmo do ponto de vista economico... Subsídios, programas de ajuda social de toda ordem, credito direcionados, etc, implica necessariamente uma carga tributária alta... Quer menos impostos? Diminua o tamanho do Estado paquidermico que inclusive é usado como o " garantidor de ultima instância "... Eu como estudioso de assuntos economicos deve confessar uma coisa que nós não queremos admitir : Este modelo e estrutura de gastos se esgotou... Este arranjo atual não durou nem 40 anos e a hora do "juízo fiscal "chegou.... Ou mudamos ou seremos engolidos pelas mudanças dos "novos tempos "

      4
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Sou a favor de corte de subsídios de todos os setores. Sou a favor do liberalismo econômico e que cada um arque com as consequências de suas atitudes. Mas não podemos quebrar todo um setor da economia simplesmente mudando as regras da noite para o dia. Vou dar exemplos: como não socorrer os produtores de leite, arroz, cebola, batata, alho entre outros, se nosso governo vem por décadas deixando entrar no país estes produtos a preços subsidiados na origem? Como podemos competir em pé de igualdade com os produtores estrangeiros, se eles pagam muito menos pelos insumos e máquinas? Vai mais um exemplo: o mesmo produto para controle de percevejo na soja custa 3 vezes menos no Paraguai do que aqui no Brasil. Não podemos simplesmente dizer como o Collor, " quem não tem competência que abra um buteco na esquina". Foram décadas de prejuízos e regras absurdas para cima do agricultor. E agora simplesmente dizer ; Danem-se. Corrijam os problemas, abram uma linha de crédito a juros de mercado aos que tem problema e daí então que deixe o mercado se regular. Se for para pensar de maneira simplista, o Brasil quebrado deveria vender um pedaço para pagar a conta. Eu sugiro vender o Paraná para os japoneses. Vai ser bom demais.

      1
    • Leder vianney batista São Paulo - SP

      Carlos ....respeito seu ponto de vista, mas discordo ...Há mais de 500 anos escuto esse discurso tanto da industria como de outros setores como o do agronegocio de que o subsidio é vital para sobreviver.... sempre foi assim ! ...Creio que o caminho não é fornecer e proteger setores...o mais racional seria implementar politicas economicas que tornem melhor o ambiente de negocios no Brasil, visto que somos um dos paises mais fechado e hostil ao negocios....Brasil não possui a tal da vantagem comparativa ? ..porque o medo então ?.....jAcho que a politica de subsidios não deve ser cortada 100 %...tal beneficio deve ser concedido em ocasiões especiais e excepcionais como o Eduardo Citou ai no artigo como o subsidio para pequenos produtores "vitimas" de inundações, etc......É aquela velha : Vc durante parte da vida custeia a vida de seu filho, até os estudos.,,,,depois disso caso contunue subsidiando tudo na vida dele, ele vai se acomodar !....Estamos em um baita crise fiscal , maioria dos Estados ja faliram, os restantes estão a porta da falencia,,,,União só não quebrou ainda , porque pode emitir titulos de dividas e na pior das hipoteses imprimir $$....Se os principais " sequestradores " do orçamento ( funcionalismo publico, empresários amigos do rei, etc ) não abrirem um pouco a mão de seus privilegios iremos para o modulo " Grécia " rapidinho ! ....Não aguentaremos um divida publica de 100 % do PIB ....média dos emergentes entre 40 e 50 % do PIB....Só que com uma diferença ....A Grécia teve a Alemanha e o BCE para bancar as reformas ( simmm, cortaram os gastos na carne , para ter o dinheiro e evitar um guerra civil la dentro )....aqui teremos quem para nos ajudar ? ...Argentina : Venezuela ?

      0