Região Sul é destaque no Seminário dos Conseleites, por José Zeferino Pedrozo

Publicado em 15/04/2021 16:19
Presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, participou do evento promovido pelo Mapa e Embrapa

 “O 1º Seminário dos Conseleites com a participação de todos os Estados foi essencial para discutir o fortalecimento dessas organizações paritárias formadas por produtores de leite e agroindústria, que são essenciais para tratar mensalmente sobre a previsibilidade e melhoria da comercialização do leite”. A afirmação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo, ao comentar sobre o evento realizado nessa quarta-feira (14), de forma virtual, reunindo lideranças dos produtores de leite e entidades representativas dos laticínios.

Pedrozo comentou, ainda, que a região Sul foi destaque no encontro pelo pioneirismo na criação dos Conseleites e pelo crescimento expressivo no setor, que em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul está acima da média dos demais estados. “Santa Catarina é o quarto maior produtor brasileiro de leite e a tendência é crescer ainda mais”. 

Por fim, o presidente realçou a satisfação em observar o nome da Epagri mencionado no evento pela credibilidade da informação do custo de produção. “Isso é motivo de orgulho, pois demostra o reconhecimento pelo excelente trabalho que o órgão vem desenvolvendo, não somente no setor de leite, mas também nos demais produtos do agro”, completou Pedrozo.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Política Agrícola e pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Embrapa Gado de Leite. O objetivo foi discutir aspectos para aprimorar os Conselhos e estruturas semelhantes já em bom funcionamento e estimular o fomento e a criação de novas iniciativas estaduais ou regionais.

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o secretário de Política Agrícola, César Halum, conduziram a abertura do seminário e ressaltaram a importância dos Conseleites para garantir a previsibilidade de preços para o setor lácteo.

A programação incluiu explanação sobre o funcionamento dos conselhos em alguns estados, metodologia e como são formados os valores de referência. Também foi destaque a importância de uma política de Estado para o setor e engajamento de produtores e demais elos da cadeia produtiva no fortalecimento do Conseleite.

Caracterizado como um conselho formado por produtores, laticínios, indústria, entidades ligadas ao setor e universidades, o Conseleite visa tratar de soluções conjuntas para problemas do setor lácteo, como a análise de custos de produção e estabelecimento de preços de referência que os laticínios pagam aos produtores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Faesc

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário