Livro: Brasil – Austrália: Oportunidades para o Desenvolvimento de Parcerias no Agronegócio
Brasil e Austrália são dois casos de sucesso no agronegócio. Com investimento em pesquisa e inovação, organização da cadeia e um ambiente favorável do ponto de vista da crescente demanda por alimentos, cada país buscou desenvolver o setor agrícola de modo a adaptá-lo às suas peculiaridades e à disponibilidade de recursos internos tornando-se grandes exportadores mundiais de alimentos. Do lado brasileiro, o setor é majoritariamente reconhecido pelos ganhos de escala, diversidade e pelo volume ofertado no mercado internacional. Por outro lado, a Austrália é uma referência em agregação de valor e qualidade dos produtos.
No entanto, os dois países não são considerados grandes parceiros comerciais ou de cooperação bilateral. Além da distância e do interesse prioritário por outros mercados, impera também um certo “desconhecimento” recíproco. O livro Brasil – Austrália: Oportunidades para o Desenvolvimento de Parcerias no Agronegócio visa minimizar esse problema ao oferecer um panorama geral sobre as oportunidades e sinergias existentes para que Brasil e Austrália estreitem laços comerciais e de cooperação no agronegócio.
Após analisar as principais características do setor agrícola de cada país, o livro avalia as oportunidades e gargalos existentes para ampliar as relações comerciais bilaterais no mercado de café, amendoim, castanha-de-caju, cevada, malte e trigo. Além disso, considera as possibilidades a serem exploradas no investimento direto em terras e aberturas de novas unidades de negócio e discorre sobre as sinergias entre Brasil e Austrália busca de soluções para o agronegócio por meio de parcerias educacionais e de P&D para inovação.
Uma semente foi lançada para despertar a curiosidade mútua de brasileiros e australianos sobre as sinergias existentes entre esses grandes atores do agronegócio global que pouco se conhecem. A colaboração entre Brasil e Austrália poderia acelerar a obtenção de respostas para os desafios da agricultura, permitindo aumentar a produtividade, otimizar os usos de recursos e consolidar processos mais sustentáveis na produção de alimentos. É hora de construir pontes, ampliar o diálogo, definir planos e fazer com que a única distância que exista entre Brasil e Austrália seja a geográfica. Certamente o mundo e o agronegócio só teriam a ganhar com essa iniciativa!
Obs.: O livro Brasil – Austrália: Oportunidades para o Desenvolvimento de Parcerias no Agronegócio é fruto de uma iniciativa da Nuffield Brasil (NuffieldBR) que contou com o apoio da Commonwealth por meio do Council on Australia Latin America Relations (COALAR), órgão vinculado ao Departamento de Comércio e Relações Exteriores da Austrália.
O livro é gratuito e pode ser acessado em https://bit.ly/BR-AU-portugues (versão em português) e https://bit.ly/BR-AU-english (versão em inglês).
0 comentário
Crise no campo: estratégias para salvar o produtor rural da inadimplência e proteger seu patrimônio, por Dr. Leandro Marmo
O início da safra de grãos 2024/25 e as ferramentas que potencializam o poder de compra do agricultor
Produção de bioinsumos on-farm, por Décio Gazzoni
Reforma Tributária: algo precisa ser feito, antes que a mesa do consumidor sinta os reflexos dos impostos
Benefícios da fenação para o bolso do produtor
Artigo/Cepea: Quebra de safra e preços baixos limitam rentabilidade na temporada 2023/24