Soja em clima de seca, por Andrea Cordeiro
Bem vindos a 2021!
E os preços da soja reabrem o ano subindo forte. Em pleno momento de mercado climático, este é o grande direcionador para preços registrados na retomada dos trabalhos deste domingo e madrugada de segunda feira.
Após um final de semana com condições secas em boa parte do corredor produtor na América do Sul, os preços voltam a subir forte na bolsa de Chicago. A soja com vencimento março de 2021 está cotada no momento a US$ 13,45 bushel com 34 centavos de alta.
Fundos de investimento de grande peso carregam em suas carteiras posições compradas em commodities agrícolas. Na semana passada, com o encerramento do ano, alguns aproveitaram o momento para promover tomadas de lucros e colocar dinheiro no bolso, mas a preocupação crescente com a possibilidade de um encurtamento no quadro de oferta de países como Brasil e Argentina, está motivando uma corrida em busca de proteção a este risco e o que se vê após um final de semana mal chovido é justamente o mercado adicionar cada vez mais prêmio clima.
Com o aperto de estoque mundial e o ritmo de comercialização chinesa não há espaço para encolhimento na oferta mundial de soja e é aqui no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai que a safra está sendo produzida. As adversidades serão processadas com grandes intensidades. Seca ou Chuva. Ferrugem, pragas, atrasos, greves, Covid,
Para deixar o clima de tensão maior, além de chuvas abaixo do normal e irregulares para o Brasil e tempo seco na Argentina durante o final de semana, os mapas estendidos de curto prazo não mostram condições ideais para as lavouras sul-americanas.
Vamos acompanhar a atualização dos mapas no decorrer do dia. Daqui para frente a atualização dos mapas que acontece pelo menos em três momentos durante o dia será bastante acompanhada pelos diversos modelos climáticos. Alguns fundos de investimentos têm as melhores consultorias e recebem as atualizações dos serviços de climatologia e por isso mesmo é sempre importante estar atento ás previsões.
Abaixo a matéria que fiz no apagar das luzes do ano e que contextualiza este momento do mercado da soja a movimentos voláteis. Um forte abraço e uma ótima semana a todos. Andrea Cordeiro
https://missaomulheresdoagro.com.br/mercado-da-soja-surpreende-no-apagar-das-luzes-de-2020/
0 comentário
O Biodiesel e o Biometano no Combustível do Futuro, por Arnaldo Jardim
A culpa não é dos agricultores, nem de longe! Por Charlene de Ávila e Néri Perin
A ciência por trás da cultura do tabaco
Dia Mundial do Algodão: tecnologias transformam pluma brasileira na maior do mundo
Artigo/Cepea: Demanda fraca e exportação reduzida limitam produção brasileira de arroz
Incêndios florestais: o que os proprietários rurais precisam saber sobre tais responsabilidades?