Cinco passos para cultivar árvores frutíferas em vasos
Em tempos de isolamento social, uma boa forma de se distrair é cuidar de plantas e flores, o que também ajuda na decoração da sua casa ou de seu apartamento. É possível ir além da beleza vegetal, já que se pode cultivar plantas frutíferas em vasos. É uma excelente oportunidade de proporcionar cores, aromas e sabores para sua sacada, sala ou outros ambientes ensolarados.
Algumas espécies necessitam de mais horas de sol, outras nem tanto. Por isso, é importante conhecer bem ou buscar aprender mais sobre a espécie que deseja cultivar. Árvores de pitanga, amora, goiaba, araçá, mirtilo, figo e espécies cítricas como laranja, limão e tangerinas se adaptam muito bem ao cultivo em vaso. A Tramontina separou algumas dicas básicas para o sucesso de sua experiência:
Escolha dos vasos: use vasos leves e de bom tamanho. Vasos de fibra ou plásticos podem ser uma boa opção para reduzir o peso total. Quanto maior o vaso, melhor será o desenvolvimento da planta.
Drenagem: certifique-se de que o vaso possui furos na sua base, permitindo que o excesso de água seja drenado. Além disso, é fundamental fazer um dreno. Coloque 10 cm de pedrisco no fundo e, sobre eles, uma manta geotêxtil. Por fim, coloque o substrato/terra. A construção do dreno é importante para não obstruir o fluxo de água ao longo do tempo.
Adubação: é importante realizar uma boa adubação previamente ao plantio. Prepare a terra com adubos orgânicos, húmus ou demais materiais disponíveis. Após o plantio, não remexa o solo. O adubo pode ser colocado na superfície e, com a irrigação, irá infiltrar e será absorvido pelas raízes.
Manutenção: realize podas frequentes para que a planta não fique muito grande. É importante manter bom equilíbrio entre a raiz e a parte aérea. Neste momento, podem ser retirados ramos doentes ou com o ataque de alguma praga, prevenindo assim a necessidade de aplicação de produtos químicos.
Colheita: aproveite para saborear cada fruto! A produção em vaso poderá ser menor quando comparado ao cultivo convencional, uma vez que a polinização, disponibilidade de nutrientes e tamanho da árvore poderão limitar a produção.
Para os apreciadores da natureza, todo o processo é gratificante. Aproveite para envolver as crianças e interagir com a natureza dentro de casa. Certamente vocês poderão colher, além de bons frutos, deliciosos momentos que serão lembrados com carinho no futuro.
0 comentário
Crise no campo: estratégias para salvar o produtor rural da inadimplência e proteger seu patrimônio, por Dr. Leandro Marmo
O início da safra de grãos 2024/25 e as ferramentas que potencializam o poder de compra do agricultor
Produção de bioinsumos on-farm, por Décio Gazzoni
Reforma Tributária: algo precisa ser feito, antes que a mesa do consumidor sinta os reflexos dos impostos
Benefícios da fenação para o bolso do produtor
Artigo/Cepea: Quebra de safra e preços baixos limitam rentabilidade na temporada 2023/24