Paraná fecha safra de trigo com 800 mil toneladas a menos do previsto e preocupações para 2022
Podcast
Paraná fecha safra de trigo com 800 mil toneladas a menos do previsto e preocupações para 2022
O Paraná encerra a sua safra de trigo 2021 com uma produção total de 3,2 milhões de toneladas, um patamar 20% inferior às 4 milhões de toneladas estimadas inicialmente no estado.
Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, esta redução se deu em função da seca ao longo do ciclo e de geadas pontuais em algumas lavouras. Além disso, a chuva na época da colheita também retirou qualidade dos grãos, que tiveram índices menores do que os da safra passada.
Já no quesito rentabilidade, levando-se em conta os custos de produção para esta temporada, fechados lá atrás, os produtores paranaenses conseguiram fechar bons negócios para comercializar a produção e obtiveram lucro.
Já a projeção para a safra 2022 é preocupante. Godinho indica que os custos de produção subiram 70% de um ano para o outro, 20% somente no último trimestre, e isso pode impactar na área cultivada no próximo ano.
A conjunção de custos elevados, preços de mercado que não acompanharam estas altas e mais atratividade do cultivo do milho safrinha, que terá janela ideal de plantio, custo menor e mais produtividade em 2022, podem frear os avanços de área do trigo, que subiu 7% na última temporada ficando em 1,2 milhão de hectares em 2021.
Confira a íntegra da entrevista com o engenheiro agrônomo do Deral no vídeo.
0 comentário
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)
Trigo em Campo Mourão (PR) sofre perdas severas após impacto de estiagem e dois episódios de geadas