Pesquisas da Embrapa mostram trigo com 98% de equivalência ao milho na composição de rações
Podcast
Pesquisas da Embrapa mostram trigo com 98% de equivalência ao milho na composição de rações
Atualmente o Rio Grande do Sul utiliza apenas 10% da área cultivada durante a safra verão com culturas de inverno e poderia acrescentar novos 12 bilhões de reais à economia estadual caso utilizasse a mesma área da primeira safra.
Sendo assim, o potencial de crescimento de culturas como trigo, triticale, cevada, centeio e aveia é muito grande e pode contribuir para a renda dos produtores. “Do ponto de vista do mercado não faz sentido ter um espaço de terra tão grande sem rentabilidade durante um período de tempo”, opina o analista de mercado da De Baco Corretora, Marcelo De Baco.
Além da destinação ao consumo humano, há grande possibilidade de suprir demandas do setor de proteínas animais na composição de rações. O chefe da Embrapa Trigo, Giovani Faé, destaca que os cereais de inverno podem substituir milho e soja na composição de rações com as mesmas propriedades nutricionais.
Faé explica que, na média, o trigo possui 98% de equivalência com o milho na ração, mas algumas cultivares podem representar aumento de 15% sob o grão. Além de alto índice de proteína, o trigo possui mais fibras e pode ajudar na digestibilidade dos animais.
Confira a íntegra da entrevista com o analista de mercado e com o chefe da Embrapa Trigo no vídeo.
0 comentário
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)
Trigo em Campo Mourão (PR) sofre perdas severas após impacto de estiagem e dois episódios de geadas