Lavouras de trigo em Carazinho/RS começam a sofrer danos pela falta de chuvas
Podcast
Lavouras de trigo em Carazinho/RS começam a sofrer danos pela falta de chuvas
Os produtores de Carazinho no Rio Grande do Sul ampliaram o cultivo de trigo entre 15 e 20% nesta safra de inverno estimulados pelos preços favoráveis de mercado. Após o plantio transcorrer dentro do previsto, algumas dificuldades climáticas apareceram na região.
Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS, Paulo Vargas, o município ficou entre 15 e 20 dias sem chuvas, com precipitações muito irregulares, e algumas lavouras já começaram a apresentar prejuízos como a diminuição do tamanho das plantas, o que pode resultar em menos produtividade.
Além de acompanhar o clima esperando novas chuvas e torcendo para não ocorrerem geadas após o dia 20 de setembro, os produtores precisam focar nas atividades de manejo. A liderança relata que as aplicações de nitrogênio já estão encerradas e agora o foco é nos defensivos e no controle dos pulgões, que têm aparecido mais neste ano.
As perspectivas de mercado também são favoráveis com bons preços de venda, mas como os custos de produção subiram muito, quem tiver problemas de colheita podem não conseguir acumular rentabilidade.
Pensando na safra de verão 2021/22, o plantio do milho deve começar na próxima semana e as atividades da soja estão programadas para iniciar a partir de 15 de outubro, de acordo com Vargas.
Confira a entrevista completa com o vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS no vídeo.
0 comentário
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)
Trigo em Campo Mourão (PR) sofre perdas severas após impacto de estiagem e dois episódios de geadas