Santa Catarina espera colher 79% mais trigo nesta safra e possibilitar rentabilidades aos produtores
Podcast
Santa Catarina espera colher 79% mais trigo nesta safra e possibilitar rentabilidades aos produtores
A aposta da safra de trigo em Santa Catarina foi alta nesta safra de inverno 2021, com a área cultivada crescendo 60% com relação ao ano passado e chegando aos 93,2 mil hectares.
Segundo o analista de socioeconomia da Epagri/Cepa, João Rogério Alves, os bons preços do trigo, a falta de concorrência de outras culturas no inverno e a falta de milho no mercado foram os fatores que motivaram este crescimento.
O otimismo se estende também para os rendimentos desta safra. A Epagri estima um aumento de produtividade de 12% para chegar em 3 mil quilos por hectare e uma produção final 79% maior do que a de 2020, superando as 307 mil toneladas.
Para que isso se confirma, é preciso que o clima siga contribuindo com as plantas. Alves relata que 15% das lavouras estão em floração e, até setembro, toda a área estará em enchimento de grãos, fase que necessita de chuvas e é mais frágil para geadas.
De olho no mercado, o especialista destaca que as cotações voltaram a subir em agosto e a própria elevação do preço do milho ajuda a puxar o trigo para cima, dando perspectiva de rentabilidade aos produtores.
Confira a entrevista completa com o analista de socioeconomia da Epagri/Cepa no vídeo.
0 comentário
Apenas da ótica do trigo, preços deveriam estar mais altos, mas pressão nas demais commodities influencia
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)