Geadas chegam ao Paraná com 27% do trigo em estágio suscetível ao dano
Podcast
Geadas chegam ao Paraná com 27% do trigo em estágio suscetível ao dano
Os produtores paranaenses confirmaram a animação inicial com a safra de inverno e plantaram 5% mais áreas de trigo do que a atingido na safra passada, com crescimento destaque para a região Sul do estado. Depois do plantio, o estado já passou por geadas que atingiram as lavouras em diferentes estágios de desenvolvimento.
Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, as geadas do final de junho não tiveram impacto nas lavouras, as de 19/20 de julho atingiram 1% da área que já estava com espigas expostas, mas as ocorrências desta semana encontraram 27% das lavouras em estágio mais suscetíveis aos danos.
O especialista destaca que só será possível contabilizar as perdas quando as plantas entrarem em enchimento de grãos. Sendo assim, a projeção oficial do departamento segue sendo de produção ao redor das 3,9 milhões de toneladas.
Godinho aponta ainda que os bons preços do trigo no mercado devem garantir rentabilidade para quem conseguir colher bem, mas ressalta que muitas áreas podem ter perdas de até 100% em caso de geadas fortes nas fases mais críticas.
Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo do Deral no vídeo.
0 comentário
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)
Trigo em Campo Mourão (PR) sofre perdas severas após impacto de estiagem e dois episódios de geadas