Preços e previsão de clima animam e SC deve ter crescimento das safras de inverno
Os trabalhos de plantio da safra de inverno 2021 estão avançando em Santa Catarina e as projeções são positivas tanto para um aumento de área cultivada quanto para incremento de produtividade e produção nas principais culturas da estação.
Segundo o analista de socioeconomia da Epagri/Cepa, João Rogério Alves, o trigo deve ter crescimento de 38% na área cultivada e chegar à 80.585 hectares, enquanto a aveia deverá crescer 13% ficando com 39.377 hectares, estimulados pelas boas condições de mercado e preços e para preparação de pastagens para os bois de corte e leite, respectivamente.
Por outro lado, a cevada deve registrar queda de 20% na área cultivada, ficando em 329 hectares no estado devido as dificuldades enfrentadas nos anos anteriores, em que as colheitas não obtiveram a qualidade desejada pela indústria cervejeira.
Outro dado animador está no aumento de produtividade e produção das três culturas em relação aos patamares obtidos em 2020. De acordo com a Epagri, o trigo deve ter produtividade 13% maior e produzir 276.158 toneladas (55% mais), a aveia pode ter produtividade 10% mais e produção de 53.697 toneladas (24% maior) e a cevada tende a ter produtividade 55% maior e produzir 1.638 toneladas (24% superior).
Para sustentar essas projeções, Alves se baseia nas previsões climáticas para os próximos três meses do inverno catarinense, que tende a ser mais seco e com chuvas espalhadas, ideal para o desenvolvimento dessas culturas.
Confira a íntegra da entrevista com o analista de socioeconomia da Epagri/Cepa no vídeo.
0 comentário
Apenas da ótica do trigo, preços deveriam estar mais altos, mas pressão nas demais commodities influencia
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)