Triticale precoce desenvolvido pelo IDR-Paraná encurta o ciclo em 20 dias e permite colheita fora da época de chuvas
Podcast
Triticale precoce desenvolvido pelo IDR-Paraná encurta o ciclo em 20 dias e permite colheita fora da época de chuvas
DownloadO IDR-Paraná desenvolve pesquisas de melhoramento genético com o triticale há 20 anos e os resultados de uma nova cultivare nesta última safra de inverno chamaram a atenção pela boa produtividade e tempo menor de ciclo em campo.
O pesquisador do IDR-Paraná, Carlos Riede, explica que essa nova cultivare encurta o ciclo em até 20 dias, o que permite a colheita da safra ainda em agosto, escapando do início das chuvas que costumam prejudicar os trabalhos em setembro.
No município de Londrina, o produtor rural Antônio Sampaio já colheu e vendeu todo o triticale precoce que plantou nos 144 hectares, obtendo uma produtividade média de 71 sacas por hectare.
Leia Mais:
Riede destaca que o triticale possui características que o tornam mais resistente às ações climáticas como a falta de chuvas e se adapta melhor a diferentes tipos de solo, resultando em produtividades até maiores do que as do trigo.
Olhando para o mercado, a cultura encontra espaço com mistura para rações de aves e suínos, feno e pastagem, mas existe um grande espaço de crescimento no setor de consumo humano como bolachas, biscoitos, pizza e quibes.
Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador do IDR-Paraná no vídeo.
0 comentário

Brasil inicia nova safra de trigo com redução de área maior do que o esperado

Trigo: Consumo maior vem compensando aumento de oferta e nova safra ainda não deve equilibrar estoques globais

Tarifaço de Trump pode afastar compradores asiáticos do mercado norte-americano e trigo da América do Sul pode se mostrar ainda mais competitivo

Oferta escassa de trigo mantém preços elevados no Brasil

Oferta restrita mantém preços do trigo sustentados no Brasil, enquanto mercado externo segue volátil

Trigo sobe forte nas bolsas internacionais nesta 2ª feira, com fundamentos voltando a falar mais alto