Cultivo de trigo cresce no Nordeste com produtividades maiores do que a média nacional
Podcast
Cultivo de trigo cresce no Nordeste com produtividades maiores do que a média nacional
DownloadO oeste da Bahia cultiva atualmente 3 mil hectares com trigo, uma cultura que vem ganhando importância e espaço no Nordeste brasileiro. A Embrapa desenvolve estudos na região há vários anos testando cultivares e desenvolvendo o cultivo em outras localidades como Alagoas e Ceará.
Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrado, Julio Cesar Albrecht, o trigo se adaptou muito bem ao clima da região e hoje obtém produtividades médias superiores a média nacional. A Bahia, por exemplo, colheu na última safra 5,66 toneladas por hectare enquanto o Brasil ficou em 2,9 toneladas.
Outro que favorece o trigo do cerrado, que também é cultivado no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, é a alta qualidade para panificação e aceitabilidade por parte dos moinhos. Inclusive, a perspectiva de criação de novas instalações na região pode estimular ainda mais o crescimento da cultura, que pode chegar aos 20 mil hectares no oeste baiano.
O pesquisador destaca ainda o papel do trigo dentro do sistema de produção nas lavouras, já que a gramínea atua como barreira às doenças de solo das leguminosas e pode também estabilizar ou até mesmo diminuir a infestação de nematóides no solo.
Para Albrecht, o caminho da auto suficiência brasileira no trigo passa pelo cultivo da variedade no cerrado.
Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador da Embrapa Cerrados no vídeo.
0 comentário
Apenas da ótica do trigo, preços deveriam estar mais altos, mas pressão nas demais commodities influencia
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)