Tecnologia: Monitoramento e automação na cana-de-açúcar avançam no Centro-Sul do Brasil
Podcast
Entrevista com Guilherme Guiné - Gerente de produto da Solinftec sobre o Monitoramento e Automação na cana
DownloadOs produtores de cana-de-açúcar no Brasil têm buscado cada vez mais soluções tecnológicas de monitoramento e automação das lavouras, seja do pequeno às grandes corporações. A Solinftec conta com mais 6,5 milhões de hectares da cultura monitorados no Brasil, tendo oito dos 10 maiores produtores do Centro-Sul como clientes, mas também atende outras culturas.
“O produtor tem cada vez mais buscado tecnologia como ferramenta. Assim como buscou lá atrás uma semente ou defensivo de qualidade, ele vê a tecnologia como parte do dia a dia e parte da ferramenta que ele tem para o trabalho”, explica Guilherme Guiné, gerente de produto da startup Solinftec, que pode ser uma das primeiras unicórnios do setor.
Guiné explica que, atualmente, a cana-de-açúcar é a cultura mais digitalizada em todo o mundo, com ferramentas que auxiliam na tomada de decisão, e que isso está relacionado com as proporções que o setor representa para o agronegócio.
“O produtor de cana, talvez, tenha durante o ciclo de produção sido o mais impactado com o aumento do custo de insumo, por exemplo... Ele foi super requisitado para ser eficiente. Então por isso, talvez, ele tenha saído na frente, mas isso não quer dizer que os outros não olhem pra isso também”, pontua Guiné em entrevista ao Notícias Agrícolas.
A empresa líder no Centro-Sul já busca expansão para outras regiões do país, como a Nordeste, onde a produção de cana-de-açúcar também tem importante papel. “A gente olha para isso com muito carinho porque tem desafios particulares daquela região e, olhando para o DNA Solinftec, a gente tem visto isso com uma oportunidade de trabalhar com os produtores de lá”, diz Guiné.
Os primeiros clientes já contam com soluções digitais na região e nesta safra a expansão de deve ser ainda maior.
0 comentário
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
OIA reduz previsão de déficit global de açúcar para 2024/25
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp
Head da Alvean diz que mercado não está atento a problema nos estoques de açúcar e destaca baixo volume para exportação no início de 2025