Safra de cana em MS deve ter salto em 21/22 e superar 50 mi t, estima Biosul
Podcast
Entrevista com Roberto Hollanda Filho - Presidente da Biosul sobre a Safra da Cana-de-Açúcar no MS
DownloadA safra 2021/22 de cana-de-açúcar no estado de Mato Grosso do Sul deve ser levemente maior do que a anterior, segundo a primeira estimativa da Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul). O cenário é um pouco diferente do que o registrado em vários outros estados do Centro-Sul com forte impacto da estiagem nas lavouras.
Apesar da perspectiva de uma safra de 50,2 milhões de toneladas de cana, com salto de 2,86% ante o ciclo passado (48,8 milhões de t), as preocupações com o clima também são uma realidade para os produtores do estado, apesar de chuvas recentes. O mix no estado deve ficar em cerca de 74% do total a ser moído para etanol, ante 71,47% na safra passada.
"No final do ano passado e início desse ano foi muito seco, foi mais seco do que o normal... Isso prejudica o crescimento da cana que vai ser moída na safra 2021/22", explica Roberto Hollanda Filho, presidente da Biosul.
A produção de etanol em Mato Grosso do Sul é estimada em 3,05 bilhões de litros, com salto de cerca de 6%, sendo 850 milhões de litros de anidro e 2,2 bilhões de litros de hidratado. Já o açúcar deve ter uma queda de mais de 7% na nova temporada, para 137 mil t, depois de um recorde na última temporada do estado, segundo a Biosul.
Como a moagem da safra no estado ocorre durante todo o ano, o ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) de cana por tonelada é estimado na nova temporada em 138,82 quilos por tonelada, praticamente estável ante o último ciclo de produção.
Acompanhando a expansão da produção de etanol de milho no vizinho Mato Grosso, a Biosul destaca que o estado de Mato Grosso do Sul também caminha nesse sentido. “Nossas associadas têm prestado atenção nesse movimento e investigado a oportunidade de entrar nessa linha de produção. Acredito que ainda esse ano já começamos a produzir”, finaliza Hollanda Filho.
0 comentário
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp
Head da Alvean diz que mercado não está atento a problema nos estoques de açúcar e destaca baixo volume para exportação no início de 2025
Hedgepoint analisa movimentação nos preços do açúcar com influência do cenário macro
Louis Dreyfus Company investe na construção de um terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras
Preços do açúcar seguem com leve queda na tarde desta teça-feira (19)