Como na soja, adoção de ensaio nacional de cana ajudaria mitigar riscos iguais da seca de 2018, que derrubou variedades campeãs
Podcast
Entrevista com Guilherme Rossi Machado Jr. - Consultor sobre a Seca derruba canas campeãs
DownloadO estado de São Paulo chegou a registrar mais de 140 dias sem precipitações e acabou comprometendo a produtividade dos canaviais. Para resolver esse problema, o ideal seria adotar um ensaio nacional com a cana-de-açúcar para amenizar os riscos climáticos desfavoráveis na safra.
De acordo com o consultor, Guilherme Rossi Machado Junior, essa estiagem foi muito semelhante a que aconteceu em 1988 que derrubou bastante a produtividade. “Esse problema é bastante cíclico, nos sabemos das dificuldades com as condições climáticas e a cana-de-açúcar e outros cultivos. Neste ano, a falta de chuvas foi a coadjuvante na diminuição de produtividade”, afirma.
Com relação às variedades, o consultor destaca que as mais modernas estão sujeitas a sofrer com as adversidades climáticas já que não haviam passado por uma seca. “Esse fato tem desestimulado alguns produtores e houve uma diminuição de área cultivada em 344 mil hectares”, comenta.
Na última safra, a produção de cana-de-açúcar no estado de São Paulo ficou próxima de 71 toneladas por hectare. “Realmente é uma quebra muito grande se comparada com os anos anteriores sendo que isso é devido a uma serie de fatores além da seca. Dentre os fatores foi o baixo índice de reforma nos canaviais, a longevidade das áreas cultivadas com a cultura e a mecanização”, destaca.
Machado Junior ainda salienta que o país conta com um ensaio nacional para a soja e para o milho, mas não tem para a cana-de-açúcar para devem ser testado em todos os ambientes e os programas de melhoramento. “Isso seria fundamental para saber qual variedade é ideal para cada região”, completa.
0 comentário
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp
Head da Alvean diz que mercado não está atento a problema nos estoques de açúcar e destaca baixo volume para exportação no início de 2025
Hedgepoint analisa movimentação nos preços do açúcar com influência do cenário macro