Modelo de venda da cana em Orindiúva (SP) avança para premiar mais eficiência sobre um Consecana “falido e distorcido”
Na região de Orindiúva/SP, os modelos de venda de cana-de-açúcar estão se modificando para ter uma produção mais eficiente e com qualidade. Contudo, os produtores estão concentrando a logística nas entidades para baixar os custos de produção.
De acordo com o Presidente da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Orindiúva (Oricana), Roberto Cestari, a associação vem trabalhando ao longo desses anos para aperfeiçoar o Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo (Consecana). “Hoje, nós somos 116 produtores de cana na região e fazemos a centralização da logística, plantio e colheita da cana”, afirma.
Na época da criação do Consecana cerca de 60% a 70% da cana-de-açúcar que se entregava nas usinas era de fornecedores. Atualmente, esse percentual caiu para 25% a 30%. “Algo aconteceu para que tantos produtores deixassem de produzir. Antes a cana era totalmente colhida queima e o corte era manual, sendo que hoje é tudo mecanizado”, ressalta.
Ainda na visão da liderança, o Consecana é um sistema falido e distorcido em que a parte política não trabalhou quando era necessária. “Nós precisamos ter uma instituição justa na gestão profissional com boas empresas assessorando e auditando. Nós não podemos deixar de fazer esses ajustes no Consecana”, comenta.
No entanto, o presidente reforça que o setor precisa ter um sistema de remuneração da cana, sendo que a reforma do conselho prejudica principalmente os produtores independentes. ”Segundo um estudo da Orplana, identificou que tem uma defasagem na remuneração da cana ao produtor independente”, finaliza a liderança.
Confira também:
Raízen estaria deixando Consecana de lado e não comoditizaria mais preço da cana
1 comentário
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp
Head da Alvean diz que mercado não está atento a problema nos estoques de açúcar e destaca baixo volume para exportação no início de 2025
Hedgepoint analisa movimentação nos preços do açúcar com influência do cenário macro
Louis Dreyfus Company investe na construção de um terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras
dejair minotti jaboticabal - SP
Boa noticia esta... depois que a Usina da região de Curuipe, sem cana própria (e talvez por isto) passou a operar fora do sistema Consecana, os grandes resolveram despertar depois de 15 anos..., sugestões técnicas eram feitas porem não aceitas pelo sistema Consecana e ficavam por isto mesmo... Informa o entrevistado que de 70% de fornecedores de cana, passaram para 25%, só que a produção continuo crescendo, sinal que em termos de produção os alijados do setor trilharam outro caminho, até virar empregado urbano... Os 25% no geral são grandes produtores e conversam direto com as unidades moedoras e chegam a um denominador comum..., médios e pequenos viraram massa de manobra politica... Parabéns à usina que abriu a picada para que míopes vissem o horizonte.
A esquerda e' um virus que so' quer criar confusao e atrapalhar a produçao---
Não sei se o comentário de Carlos Meloni se refere ao meu..., estou de acordo com seu comentário, porém a direita burra não contribui em nada.
Prezado Dejair, a tao propalada direita não existe no Brasil, o que existe são alguns baluartes espalhados a esmo e sem nenhum ligação entre si---Ate' os capitans de industria se escondem como se sentissem culpa de algo--- Aqui a direita e' só uma ideia----Mesmo na Europa (França Itália Espanha) onde a população esta' cansadíssima da esquerda , não vota na direita simplesmente vota contra a esquerda----Então para concluir o meu comentário e' uma expressão genérica que desaprova e acha inviável a ideia de economia solidaria----Ante ontem faleceu Paul Singer inventor dessa ideia de economia solidaria que nunca conseguiu ir alem das cooperativas de reciclagem do lixo---Mesmo nos Kibutsim de Israel foi um enorme fracasso--
Caro Meloni,não sou esquerda como destes a entender, nunca concordei com Singer, não sou de direita, sou agrônomo e dou valor para atitudes inteligentes.Um bom Renovabio para você.
Nao Dejair, !!!!! O seu comentário elogiava a eficiencia onde 25% substituiu os demais ineficientes-----Então para mim quem defende a eficiência não e' de esquerda portanto não achei o senhor alinhado com a esquerda---EU COSTUMO BRINCAR DIZENDO QUE QUEM VAI PARA ESQUERDA OU PARA A DIREITA NÃO VAI EM FRENTE---Não E' ???