Colheita da soja em Querência (MT) chega a 90% das áreas com perda de, no mínimo, 20% da produtividade
Colheita da soja em Querência (MT) chega a 90% das áreas com perda de, no mínimo, 20% da produtividade
Com cerca de 90% das áreas de soja colhidas, Querência, no Mato Grosso, deve ter uma perda de produtividade de, no mínimo, 20% neste ciclo. As informações são do produtor rural local Osmar Frizzo, que considera o número "conservador". De acordo com ele, há produtores que chegaram a perder metade das lavouras.
Frizzo destaca que as principais causas da redução na produtividade foram o clima, com chuvas irregulares e escassas em fases decisivas do desenvolvimento das plantas, e também o ataque de mosca branca. "O controle da mosca branca inclusive encareceu os custos desta safra, aumentando em 3 a 4 sacas por hectare no custo para poder fazer o manejo", disse.
Com este cenário, Frizzo aponta que a média de produtividade este ano para o Município deve ser de cerca de 52 sacas por hectare, quando o normal para Querência é uma média de 64 sacas por hectare. "A maioria dos produtores está segurando as vendas da soja, mas tem casos de produtor que produziu só aquilo que já tinha vendido antecipadamente e entregou, e há alguns casos ainda de produtores que não vão conseguir cumprir os contratos feitos".
A respeito do milho segunda safra, o plantio já se encerrou em Querência, com uma redução de área na casa dos 30%, no mínimo, segundo Frizzo. Ele aponta que a janela de plantio em atraso e o baixo preço de venda do cereal desestimularam os produtores. Como alternativa, as opções para cobrir as áreas que não foram semeadas com o cereal foram o milheto, gergelim e braquiária.
0 comentário
Soja nos portos brasileiros têm começo de 2025 com preços testando indicadores acima de R$ 140/sc
Complexo soja intensifica perdas em Chicago nesta 6ª feira com baixas de mais de 3% lideradas pelo farelo
Estiagem e altas temperaturas danificam soja e milho verão em Santo Ângelo (RS)
Soja acompanha baixa generalizada das commodities nesta 6ª feira, com pressão do dólar e fundamentos
Soja sobe em Chicago nesta 5ª, mas ainda podendo recuar frente à nova safra da AMS chegando ao mercado
Soja sobe em Chicago nesta 5ª feira, acompanhando ganhos do óleo e do farelo, e monitora dólar