Colheita da soja está atrasada em Cândido Mota/SP, mas produtividades são maiores do que o esperado
Podcast
Colheita da soja está atrasada em Cândido Mota/SP, mas produtividades são maiores do que o esperado
Neste mesmo período de 2022, 80% da safra de soja já estava colhida em Cândido Mota em São Paulo. Já em 2023, menos de 40% das áreas foram finalizadas, devido às chuvas constantes e volumosas que são registradas na região.
Porém, apesar da dificuldade de colher e do aumento da pressão de doenças fúngicas, as produtividades da soja têm superado as expectativas iniciais. De acordo com o produtor rural Antônio José Tondato, as médias devem ficar entre 65 e 75 sacas por hectare.
A preocupação, pensando na soja, fica por conta do mercado, que nas contas de Tondato, registram preços 30% menores do que os encontrados no início da colheita passada. Sendo assim, e diante dos custos de produção que foram elevados nesta temporada, os produtores estão fora do mercado, aguardando novas movimentações nos valores.
Mas o grande prejudicado por este atraso é o milho. Apenas 30% das lavouras foram plantadas até agora, sendo que a janela ideal de cultivo já se encerrou ao final de fevereiro. A partir de março, o risco aumenta para secas e geadas e pode diminuir o potencial produtivo das plantas.
Confira a entrevista completa com o produtor rural de Cândido Mota/SP no vídeo.
0 comentário

Mapa publica portaria que estabelece vazio sanitário e calendário de semeadura da soja para a safra 2025/2026

Mato Grosso aumentará em 1,67% área de soja em 2025/26, prevê Imea

Soja tem 2ª feira de forte em queda em Chicago, mas com Brasil de olho nos prêmios e nas oportunidades de comercialização

Soja cai mais de 1% em Chicago, dólar sobe frente ao real e preços ficam estáveis no mercado brasileiro

Soja/Cepea: Maior interesse de venda pressiona cotações

Soja cai em Chicago nesta manhã de 2ª feira, pressionada pelas perdas do óleo e dos grãos