Rondônia projeta aumentar produtividade da soja em 5 sc/ha e lamenta gargalo logístico
Podcast
Rondônia projeta aumentar produtividade da soja em 5 sc/ha e lamenta gargalo logístico
A colheita da soja 2022/23 atingiu cerca de 60% das lavouras plantadas em Rondônia e, conforme os trabalhos vão avançando, as projeções de boas produtividades vão se confirmando no estado.
Segundo o pesquisador da Embrapa e membro da Aprosoja RO, Vicente Godinho, a expectativa é superar a produtividade média registrada na safra passada em 5 sacas por hectare e obter safra recorde diante do aumento também da área semeada.
Detalhando as regiões, o pesquisador aponta que a região de Vilhena tem colheita em 90%, seguido pelo Norte do estado com 60%, região central com 50% e Sul, próximo à Cerejeiras, com dificuldades devido ao excesso de chuvas e vagens com anomalias.
Outra dificuldade enfrentada pelos produtores rondonienses é a logística, que na visão do membro da Aprosoja RO é o principal gargalo do agro estadual. Ele comenta que, há alguns anos, Rondônia exportava menos de 1 milhão de toneladas de grãos e que em 2023 deve exportar 12 milhões, utilizando a mesma infraestrutura de estradas e portos.
Olhando para as segundas safras de algodão e milho, Godinho relata que o plantio de ambas as culturas está sendo bem realizado e que os produtores do estado apostam muito no milho safrinha em 2023 como forma de aumentar a renda e recuperar dívidas após os altos custos de produção desta temporada.
Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador da Embrapa e membro da Aprosoja RO no vídeo.
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas