Até o momento, maior impacto das chuvas na Bahia para a soja é a impossibilidade de realizar aplicações
Podcast
Até o momento, maior impacto das chuvas na Bahia para a soja é a impossibilidade de realizar aplicações
O excesso de chuvas na Bahia já atingiram 72 municípios e deixaram 58 em estado de emergência, mas pelo menos nas áreas de soja e algodão do estado os impactos ainda não são grandes.
Segundo a vice-presidente da FAEB (Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia), Carminha Missio, algumas cultivares mais precoces começam a apresentar abortamento de vagens, mas devido ao alto número de vagens por plantas, a situação ainda não preocupa.

O maior problema neste momento é a impossibilidade dos produtores entrarem nas lavouras para realizar suas aplicações de nutrientes, defensivos e fertilizantes. Outra preocupação, mas para o futuro, é que o sistema radicular das plantas ficou mais curto devido ao excesso de chuvas e isso pode resultar em dificuldades caso as chuvas fiquem escassas em janeiro, como o previsto.

Neste momento, as culturas mais afetadas na Bahia são as de hortifruti que são mais sensíveis às intempéries, mas a Federação ainda não teve condições de realizar um levantamento e mensurar essas perdas. A grande preocupação de todos é para os efeitos sociais do excesso de chuva nas comunidades baianas.

Missio destaca que a FAEB já doou 7 mil cestas básicas até o Natal e segue com campanhas de arrecadação de doações, com participação dos produtores do estado, para as mais de 300 mil pessoas atingidas.
Confira como participar das doações nas imagens abaixo e acompanhe a entrevista completa com a vice-presidente da FAEB no vídeo.


0 comentário

Soja do BR tem nova semana de demanda forte e prêmios mantendo curva positiva

Abiove reduz previsão de safra de soja do Brasil, mas eleva exportações em 2025

DATAGRO: importações chinesas de soja marcaram o menor volume desde 2012, influenciadas pelas crescentes tensões entre EUA e China

China segue atenta às oportunidades de compras de soja, enquanto Chicago busca definir direção

Soja sobe timidamente em Chicago nesta 4ª, de olho no clima dos EUA e acompanhando ganhos do farelo

Safra 2024/2025 impulsiona movimentação de grãos nos entrepostos da Frísia