Excesso de chuvas atrasa plantio e dificulta germinação da soja em Goioerê/PR
Podcast
Excesso de chuvas atrasa plantio e dificulta germinação da soja em Goioerê/PR
Os produtores de Goioerê no Paraná estão enfrentando dificuldades para semear a nova safra de soja de soja 2021/22. Após atraso para o início dos trabalhos esperando a chuva, ela veio, mas em excesso, e agora as atividades não conseguem avançar.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR, Sérgio Fortis, o plantio na região está em 50% do total estimado, enquanto o normal seria entrar em outubro já com esses 50%, o que resulta em um atraso de 20 dias no ciclo de semeadura e vai impactar na janela do milho safrinha em 2022.
Além de impossibilitar o avanço das máquinas em campo, os 400 mm acumulados de chuvas em outubro também impedem uma boa germinação das lavouras já semeadas. A liderança explica que, como o município é de terra roxa, a excesso de precipitações acaba “lacrando” o solo e muitas plantas não vão emergir com perfeição e pode haver replantios.
Em meio a tudo isso, poucos negócios antecipados foram fechados, já que os produtores estão escaldados após venderem muito antecipado na safra passada e depois se depararem com valorizações nos preços até a colheita, conforme aponta o presidente.
Fortis também relata que, 90% dos produtores já têm tudo comprado para a segunda safra de milho do ano que vem e, como a região não tem a opção de cultivar trigo, a safrinha vai acontecer, mesmo que em janela apertada e com menos produtividade.
Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR no vídeo.
0 comentário

Apesar de guerra comercial ainda ameaçando, soja volta a subir e fecha com leve alta em Chicago

Bolsa da Argentina reduz previsão de safra de soja para 48,6 mi t

Produção de soja em Santa Catarina cresceu 275% nos últimos 12 anos

Importações de soja dos EUA pela China aumentam 84% nos dois primeiros meses

Soja segue operando com estabilidade nesta 5ª em Chicago e mantendo patamares até a chegada de novidades

Câmbio e divulgação de taxas de juros nos EUA e no Brasil levaram queda da soja em Chicago nesta quarta-feira