Rondônia começa a plantar soja 21/22 com perspectivas positivas
Podcast
Rondônia começa a plantar soja 21/22 com perspectivas positivas
Já foi dada a largada para o plantio da safra de soja 2021/22 em Rondônia com os produtores aproveitando as primeiras chuvas registradas para soltar as primeiras sementes no solo, especialmente aqueles que vão cultivar algodão na segunda safra.
Neste momento, as atividades estão paralisadas após um corte nas chuvas, mas a expectativa é que as precipitações retornem neste próximo final de semana e os trabalhos de semeadura voltam a avançar na sequência, como conta o pesquisador da Embrapa e membro da Aprosoja RO, Vicente Godinho.
A expectativa da entidade é que a área cultivada com soja no estado cresça entre 5 e 7% nesta nova temporada e que a produtividade média final fique entre 50 e 60 sacas por hectare, dentro do patamar considerado normal em Rondônia.
As preocupações de momento ficam por conta do recebimento de insumos, com muitos defensivos e fertilizantes que ainda não chegaram as mãos dos produtores nas propriedades. “Muitos produtores não conseguiriam começar o plantio agora mesmo se quisessem”, diz Godinho.
O pesquisador destaca ainda que é preciso se manter atento para doenças com a Ferrugem Asiática, especialmente entre novembro e dezembro, um período em que o estado costuma receber muitas chuvas. Para se ter uma ideia, no último mês de 2021 é previsto chuva para 18 dias, até 22 dias em algumas regiões.
Confira a entrevista completa com o pesquisador da Embrapa e membro da Aprosoja RO no vídeo.
0 comentário

Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª feira, após baixas consecutivas durante a semana

Após vendas semanais do USDA, preços futuros da soja finalizam a sessão desta 5ª feira com ganhos na CBOT

Preços futuros da soja passam a trabalhar com ganhos nesta 5ª feira na CBOT

Colheita da soja avança para 88% da área total cultivada no RS

Clima favorável no EUA, guerra comercial e boa comercialização no BR pesam sobre a soja em Chicago nesta 4ª feira

Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 4ª feira, pressionada pelo clima favorável nos EUA