Custo de produção da soja 21/22 no MT está 15% maior do que o da safra passada
A safra de soja 2021/22 no Mato Grosso apresenta, neste momento, custo de produção 15% maior do que o registrado para a temporada anterior 2020/21, de acordo com levantamento realizado pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).
Segundo o gestor técnico do Imea, Cleiton Gauer, os principais fatores desta elevação são as sementes de soja, a valorização do dólar, fertilizantes e defensivos. Somente neste mês de maio, o aumento dos custos foi de 2,5% no estado.
Por outro lado, os produtores mato-grossenses se planejaram mais e anteciparam a compra de insumos. O fertilizante, por exemplo, já está 90% comprado no estado e com isso fugiram dos momentos de maior alta nos custos e tiveram relações de troca muito interessantes.
Essa combinação de preços altos da soja e boa relação de troca por insumos também estimulou os produtores a apostarem mais na próxima safra. Diante disso, o Instituto espera que a área cultivada com soja no ciclo 21/22 seja 4% maior do que o contabilizado em 20/21.
Confira a entrevista completa com o gestor técnico do Imea no vídeo.
0 comentário

Soja mantém estabilidade em Chicago nesta 4ª, com traders cautelosos antes do USDA

Potência da soja no Brasil buscará outra safra recorde em 2026, mas em quanto?

Espera pelos boletins do USDA mantém Chicago sem direção para preço da soja; prêmios dão suporte no BR

Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também

Soja dá sequência às variações limitadas na Bolsa de Chicago e tem 3ª feira de leves recuos

Soja começa nova semana no Brasil com prêmios altos e comercialização evoluindo