Vlamir Brandalizze: Soja continuará tentando crescer em Chicago e a China comprando milho para compensar falta de Soja

Publicado em 01/02/2021 15:30 e atualizado em 01/02/2021 18:05
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

StoneX vê produção de soja 20/21 do Brasil em 132,7 mi t; recorde não alivia estoques

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de soja do Brasil deve alcançar o recorde de 132,77 milhões de toneladas, estimou nesta segunda-feira a consultoria StoneX com um leve ajuste na projeção ante os 132,6 milhões vistos anteriormente.

No entanto, "esse potencial resultado não significa um grande alívio para o balanço mundial, com o Brasil devendo ter exportações acima de 80 milhões de toneladas, além da continuidade do crescimento da demanda doméstica", disse a analista de inteligência de mercado da StoneX Ana Luiza Lodi.

A consultoria calcula as exportações brasileiras em 82 milhões de toneladas e demanda doméstica em 48 milhões de toneladas (contra 83 milhões e 46,5 milhões, respectivamente, no ciclo 2019/20). Com isso, os estoques finais totalizariam 3,28 milhões de toneladas.

Exportação de soja do Brasil tem pior janeiro desde 2014, com atraso na colheita

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de soja do Brasil recuaram 96,5% em janeiro no comparativo anual, para 49,5 mil toneladas, conforme dados divulgados nesta segunda-feira pelo governo federal, o menor resultado para o primeiro mês do ano desde 2014, em meio a um forte atraso na colheita do principal produtor e exportador da oleaginosa.

Em janeiro de 2014, o país embarcou 30,58 mil toneladas de soja, segundo dados do governo. O volume comercializado no mês passado também é inferior ao visto em dezembro, de 270 mil toneladas.

Os trabalhos de colheita da safra 2020/21 foram afetados pela semeadura tardia na maior parte das regiões produtoras, em função de uma seca ocorrida no início da temporada. Além disso, chuvas acima da média contribuíram para dificultar o acesso às lavouras no mês passado.

A combinação destes fatores fez com que a colheita brasileira da oleaginosa atingisse o ritmo mais lento dos últimos dez anos, segundo a consultoria AgRural, reduzindo a disponibilidade de grãos para exportação.

O atraso na colheita tem estressado o mercado, uma vez que a programação de navios nos portos brasileiros para fevereiro indica demanda para exportação de mais de 8 milhões de toneladas de soja.

Já os embarques de milho subiram 20,9% em janeiro, para 2,55 milhões de toneladas.

As vendas externas de açúcar avançaram 31,2% em relação ao mesmo período do ano passado, para 2,1 milhão de toneladas, mostraram os dados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário