Emater RS evita já falar em perdas para milho e soja, mas destaca prejuízos com a necessidade de replantio
Podcast
Emater RS evita já falar em perdas para milho e soja, mas destaca prejuízos com a necessidade de replantio
DownloadO Rio Grande do Sul passa por uma grande estiagem que afeta o desenvolvimento das lavouras de milho, que estão 80% plantadas, e de soja, que estão 40% semeadas. Apesar desse cenário, a Emater/RS-ASCAR evita falar em perdas de produtividade e produção neste momento.
O diretor técnico da entidade, Alencar Rugeri, destaca que o estado ainda está em período de plantio. Sendo assim, aqueles produtores que tem lavouras prejudicadas pela falta de chuvas ainda pode realizar o replantio das áreas e obter bons índices, caso o clima se normalize daqui para frente.
Na avaliação de Rugeri, apesar dos prejuízos com uma nova semeadura, os atuais patamares de preços para a venda da soja e do milho garantem que os produtores gaúchos ainda tenham rentabilidade mesmo no caso de realizar replantio em 100% das suas áreas.
Confira a entrevista completa com o diretor técnico da Emater/RS-ASCAR no vídeo.
2 comentários

Após semana turbulenta para a soja na CBOT, preços ficam lateralziados nesta sexta-feira (16)

Soja: Mercado futuro trabalha com movimento de correção técnica nesta 6ª feira em Chicago

Com clima no radar, preços da soja retomam movimentos de baixas nesta 6ª em Chicago

Colheita da Safra de Verão chega à reta final no Rio Grande do Sul

Óleo atinge limite de baixa e promove baixas de mais de 2% nos preços da soja nesta quinta-feira (15)

Soja despenca quase 30 pts em Chicago nesta 5ª feira pressionada pela derrocada do óleo
fabio schneider panambi - RS
Emater! Distante da realidade e lenta.
Lucas Müller Santa Rosa
Infelizmente não sei para que existem órgãos como a Emater.... Acredito que só trabalhem dentro do escritório... Prejuízo já está certo no RS..., no noroeste e oeste do RS, milho de sequeiro ninguém vai colher mais do que 50 sacas por ha nas melhores áreas e que receberam algumas chuvas a mais. No geral, nem vale a pena colher, pois será abaixo de 30.
Aqui no Paraná é a mesma coisa. Na era da informação instantânea, os relatórios tem meses de defasagem. A quem interessa essa demora? Ao agricultor não é.
Que órgão e esse? EMATER!!
Cabe ao governo do estado refazer todo estes órgãos de fomento e informações.. uma reforma geral.. nas funções e atividades destes órgãos que hoje na maior parte não ajudam em nada e só servem para politicagem nos municipios .. as secretarias municipais d agricultura também uma falta de critérios e só ageitacao deixaram de ser pro ativo na agricultura a muito tempo