Chuva inesperada no começo da semana permitiu largada no plantio da soja em Goioerê/PR
Podcast
Chuva inesperada no começo da semana permitiu largada no plantio da soja em Goioerê/PR
DownloadOs produtores de Goioerê no Paraná estavam preparados para o plantio da safra de soja 2020/21 desde o término do vazio sanitário em 10 de setembro e aguardavam chuvas para iniciar os trabalhos. Apesar de não ser prevista, a precipitação chegou no início dessa semana e permitiu a largada na semeadura.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR, Sergio Fortis, a chuva de segunda ficou entre 20 e 130 mm na região e permitiu que 20% das lavouras sejam semeadas neste primeiro momento.
Sem novas perspectivas de chuvas pela frente, a expectativa dos produtores que já plantaram é que a umidade obtida com essa precipitação possa ser suficiente para garantir boa germinação das plantas.
Para o restante das áreas, a melhor janela de cultivo deve ser ultrapassada com o atraso das chuvas. Fortis relata que o plantio entre dos dias 15 de setembro e 5 de outubro é o mais recomendado, mas neste ano deverá entrar pelo mês de outubro e pode prejudicar, não só a produtividade da soja, como também o plantio do milho safrinha em 2021.
Pelo lado da comercialização, a liderança aponta que 35% desta próxima produção já foi comercializada com as cooperativas da região, que absorvem cerca de 90% do que é colhido no município.
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas