Vazio sanitário no MS se encerra amanhã, mas somente 5% dos produtores devem conseguir iniciar o plantio da soja em setembro
Podcast
Vazio sanitário no MS se encerra amanhã, mas somente 5% dos produtores devem conseguir iniciar o plantio da soja ainda em setemb
DownloadO vazio sanitário no Mato Grosso do Sul se encerra nesta terça-feira (15) com os produtores já autorizados a realizarem o plantio da safra de soja 2020/21. Apesar disso, o inicio dos trabalhos não deve acontecer tão cedo, já que o estado enfrenta um período de estiagem e ainda aguarda chuvas que dêem condições para as atividades.
Segundo o presidente da Aprosoja MS, André Figueiredo, menos de 5% dos produtores do estado devem ter condições de iniciar o plantio ainda em setembro. Os demais vão ter que balancear a data de plantio da soja com a janela para o milho safrinha em 2021. Para isso, a soja precisa estar no solo até o dia 25 de outubro.
Para este ciclo 2020/21, a Aprosoja MS estima um aumento de 7% na área cultivada com soja, passado dos 3,6 milhões de hectares com um crescimento em cima de áreas de pastagem degradadas. Até por isso, a expectativa é para uma média de produtividade menor do que o normal, já que estas novas lavouras devem produzir menos.
A liderança destaca ainda que o produtor do estado está deixando para trás o velho habito de guardar toda a produção e vender quando acha que é uma boa hora e passando a aproveitar melhor os momentos do mercado. “Já entramos com quase metade da próxima safra comercializada e os produtores tiveram bons preços na troca, mas nada perto dos preços de hoje”, diz Dobashi.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja MS no vídeo.
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas