Oeste da Bahia vai poder plantar a safra de soja 2020/21 uma semana mais cedo
Os produtores do Oeste da Bahia vão poder iniciar a semeadura da soja uma semana mais cedo na próxima safra 2020/21. O início dos trabalhos, que costuma ser em 8 de outubro, foi antecipado para o dia 1 de outubro atendendo uma reivindicação dos produtores irrigados, principalmente os que cultivam o algodão após a soja.
Segundo o coordenador do programa fitossanitário da AIBA, Armando Sá, a mudança foi implementada em caráter experimental e existe sob uma série de condicionantes, onde o produtor interessado deverá se inscrever junto aos órgãos regionais e seguir uma série de protocolos.
Até o momento, 7 mil hectares já estão inscritos para iniciar a semeadura mais cedo e a expectativa é de chegar em até 80 mil.
Sá destaca ainda que, uma equipe de mais de 20 técnicos estará em campo para monitorar esta safra e verificar o avanço de pragas e doenças, especialmente a Ferrugem Asiática, que chegou à região em fevereiro na safra 2019/20 e em janeiro no ciclo 2018/19.
Ao final da safra haverá uma reunião com todos os órgãos e associações da região para analisar os dados desta safra e determinar se a alteração na data de início da semeadura da soja ficará em definitivo para os demais anos ou se retomar para o dia anterior.
Confira a íntegra da entrevista com o coordenador do programa fitossanitário da AIBA no vídeo.
1 comentário
Programa Monitora Ferrugem instala 74 coletores de esporos no estado
Analista alerta para mercado brasileiro de soja pagando mais do que Chicago e portos
Tocantins chega a 30% da área de soja plantada, ganhando ritmo após chuvas no final de semana
Plantio na América do Sul limita ganhos da soja na tarde desta 3ª feira em Chicago
Soja: Mercado opera com avanços após compras técnicas na manhã desta 3ª feira na CBOT
Indústria processadora de soja no Brasil paga mais que a exportação e pode ser opção de vendas para 2025
Eduardo Jorge Vieira Leite de Lima Recife
Tenho fazenda na cidade da Barra, Bahia, e gostaria de acompanhar todos esses estudos pois pretendo plantar milho ou soja na fazenda que fica na margem de Rio São Fransisco.