Oeste da Bahia vai poder plantar a safra de soja 2020/21 uma semana mais cedo
Os produtores do Oeste da Bahia vão poder iniciar a semeadura da soja uma semana mais cedo na próxima safra 2020/21. O início dos trabalhos, que costuma ser em 8 de outubro, foi antecipado para o dia 1 de outubro atendendo uma reivindicação dos produtores irrigados, principalmente os que cultivam o algodão após a soja.
Segundo o coordenador do programa fitossanitário da AIBA, Armando Sá, a mudança foi implementada em caráter experimental e existe sob uma série de condicionantes, onde o produtor interessado deverá se inscrever junto aos órgãos regionais e seguir uma série de protocolos.
Até o momento, 7 mil hectares já estão inscritos para iniciar a semeadura mais cedo e a expectativa é de chegar em até 80 mil.
Sá destaca ainda que, uma equipe de mais de 20 técnicos estará em campo para monitorar esta safra e verificar o avanço de pragas e doenças, especialmente a Ferrugem Asiática, que chegou à região em fevereiro na safra 2019/20 e em janeiro no ciclo 2018/19.
Ao final da safra haverá uma reunião com todos os órgãos e associações da região para analisar os dados desta safra e determinar se a alteração na data de início da semeadura da soja ficará em definitivo para os demais anos ou se retomar para o dia anterior.
Confira a íntegra da entrevista com o coordenador do programa fitossanitário da AIBA no vídeo.
1 comentário

Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª feira, após baixas consecutivas durante a semana

Após vendas semanais do USDA, preços futuros da soja finalizam a sessão desta 5ª feira com ganhos na CBOT

Preços futuros da soja passam a trabalhar com ganhos nesta 5ª feira na CBOT

Colheita da soja avança para 88% da área total cultivada no RS

Clima favorável no EUA, guerra comercial e boa comercialização no BR pesam sobre a soja em Chicago nesta 4ª feira

Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 4ª feira, pressionada pelo clima favorável nos EUA
Eduardo Jorge Vieira Leite de Lima Recife
Tenho fazenda na cidade da Barra, Bahia, e gostaria de acompanhar todos esses estudos pois pretendo plantar milho ou soja na fazenda que fica na margem de Rio São Fransisco.