Soja em Chicago adota estabilidade diante de informações conflitantes sobre suspensão das compras e novas aquisições chinesas
Podcast
Entrevista com Luiz Fernando Gutierrez Roque - Analista da Consultoria Safras & Mercado sobre o Fechamento de Mercado da Soja
DownloadA segunda-feira (1) foi de muitas novas notícias para o mercado internacional de soja e mais ainda de especulação. E frente a informações desencontradas, as cotações terminaram o dia com estabilidade na Bolsa de Chicago, com o julho sendo cotado a US$ 8,40 e o agosto, US$ 8,43 por bushel, ambos com perdas de apenas 0,25 ponto.
O dia começou com as informações de que a China teria pedido a suas estatais que suspendessem compras de soja e carne suína dos EUA, porém, no final da tarde, recebeu a notícia de que a nação asiática teria comprado de três a quatro navios da oleaginosa norte-americana e os rumores confundiram o mercado.
"O mercado fechou estável tentando entender qual destes dois rumores seria o verdadeiro", disse o analista de mercado Luiz Fernando Gutierrez, da Safras & Mercado. Mais do que isso, é sabido ainda que a China precisa comprar dos EUA, mas mantém um importante foco no produto brasileiro.
Segundo Gutierrez, será determinante acompanhar as próximas notícias sobre as relações entre China e EUA, uma vez que o Brasil sozinho não conseguirá atender às necessidades chinesas e a nação asiática terá de se voltar ao mercado americano em dado momento.
MERCADO BRASILEIRO
A semana não começa com grandes volumes de negócios no mercado brasileiro, uma vez que os preços em reais por saca caíram consideravelmente nas últimas semanas, especialmente na última.
O destaque, porém, foram os prêmios. As principais posições de entrega subiram entre 5 e 10 cents de dólar, como já vinha sendo esperado pelo mercado desde que os rumores da suspensão surgiram no mercado.
0 comentário
Soja sobe timidamente em Chicago nesta 3ª frente a notícias que já conhece e de olho no financeiro
Concentração da colheita da soja no BR deve trazer impacto considerável aos preços no BR
Carazinho/RS tem lavouras de sojas boas e outras com dificuldades de clima, pragas e doenças
Desenvolvimento do plantio da soja em Tapurah/MT
Plantio de soja 24/25 do Brasil avança para 86%, diz AgRural
Soja/Cepea: Cotações internas e externas recuam